Em discurso, Bulhões destaca matéria sobre a força das classes C, D e E no Brasil

PRB Lider -15

“Estamos falando de 150 milhões de pessoas que gastaram no ano passado 1,27 trilhão de reais”, afirmou o parlamentar

Brasília (DF) – Em discurso proferido no plenário da Câmara o deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP) destacou publicação da revista Veja, do dia 27 de janeiro, sobre a força das classes C, D e E, cujas famílias têm uma renda mensal média variando entre 250 e 2.344 reais. “Estamos falando de 150 milhões de pessoas que gastaram no ano passado 1,27 trilhão de reais”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do deputado, a sociedade brasileira passa por momentos de transformações e deve estar atenta às discrepâncias entre a ascensão social e o consumismo. “Para essas pessoas, o poder de consumir chegou antes de terem acesso à plena cidadania, ou seja, aos direitos de serviços públicos eficientes. A geração que faz ‘rolezinhos’, ou que formava a maioria nos protestos de junho passado, é filha da geração que se inseriu na sociedade por meio do consumo, mesmo sem ver garantidos seus direitos constitucionais básicos”, argumentou.

Bulhões lembrou que entre 2002 e 2012, a renda familiar média dos 25% mais pobres cresceu 45% no Brasil. “Treze milhões desses brasileiros mais pobres não têm água encanada, 37 milhões não têm coleta de lixo, e 77 milhões não têm coleta de esgoto; mas foram esses brasileiros que compraram 58% dos smartphones vendidos em 2013, e 54% das passagens de avião”, explicou. Para ele, esse descompasso entre o acesso aos serviços privados e aos serviços públicos esteve por trás dos protestos ocorridos a partir de junho de 2013.

O parlamentar alertou que só os jovens da classe C consumiram, em 2013, algo em torno de 129 bilhões de reais, contra 80 bilhões gastos pelos jovens das classes A e B, e 19,9 bilhões da D. Ou seja: os jovens da classe C, integrantes da chamada “nova classe média”, consomem mais do que os jovens de todas as outras classes somadas. “Tudo isso é motivo para muita reflexão, e para ficarmos atentos às mudanças ocorridas no Brasil”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!