Em discurso, Bulhões destaca matéria sobre a força das classes C, D e E no Brasil

PRB Lider -15

“Estamos falando de 150 milhões de pessoas que gastaram no ano passado 1,27 trilhão de reais”, afirmou o parlamentar

Brasília (DF) – Em discurso proferido no plenário da Câmara o deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP) destacou publicação da revista Veja, do dia 27 de janeiro, sobre a força das classes C, D e E, cujas famílias têm uma renda mensal média variando entre 250 e 2.344 reais. “Estamos falando de 150 milhões de pessoas que gastaram no ano passado 1,27 trilhão de reais”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do deputado, a sociedade brasileira passa por momentos de transformações e deve estar atenta às discrepâncias entre a ascensão social e o consumismo. “Para essas pessoas, o poder de consumir chegou antes de terem acesso à plena cidadania, ou seja, aos direitos de serviços públicos eficientes. A geração que faz ‘rolezinhos’, ou que formava a maioria nos protestos de junho passado, é filha da geração que se inseriu na sociedade por meio do consumo, mesmo sem ver garantidos seus direitos constitucionais básicos”, argumentou.

Bulhões lembrou que entre 2002 e 2012, a renda familiar média dos 25% mais pobres cresceu 45% no Brasil. “Treze milhões desses brasileiros mais pobres não têm água encanada, 37 milhões não têm coleta de lixo, e 77 milhões não têm coleta de esgoto; mas foram esses brasileiros que compraram 58% dos smartphones vendidos em 2013, e 54% das passagens de avião”, explicou. Para ele, esse descompasso entre o acesso aos serviços privados e aos serviços públicos esteve por trás dos protestos ocorridos a partir de junho de 2013.

O parlamentar alertou que só os jovens da classe C consumiram, em 2013, algo em torno de 129 bilhões de reais, contra 80 bilhões gastos pelos jovens das classes A e B, e 19,9 bilhões da D. Ou seja: os jovens da classe C, integrantes da chamada “nova classe média”, consomem mais do que os jovens de todas as outras classes somadas. “Tudo isso é motivo para muita reflexão, e para ficarmos atentos às mudanças ocorridas no Brasil”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest