Duplicação da BR 153: Halum pede intervenção do Ministério dos Transportes para conclusão das obras

Republicano também reivindicou a manutenção dos 625 km de estrada.

Publicado em 14/5/2015 - 00:00

Duplicação da BR 153: Halum pede intervenção do Ministério dos Transportes para conclusão das obras
Republicano reivindicou o término das obras de duplicação da BR-153 (1º trecho), que liga Anápolis (GO) a Paraíso do Tocantins (TO), bem como a manutenção dos 625 km de estrada.

 

Brasília (DF) – O deputado federal César Halum (PRB-TO) esteve com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, para reivindicar o término das obras de duplicação da BR-153 (1º trecho), que liga Anápolis (GO) a Paraíso do Tocantins (TO), bem como a manutenção dos 625 km de estrada. As obras que estão sob concessão da Galvão Engenharia S. A – estariam paradas desde fevereiro, após a empresa ter pedido recuperação judicial.

“O Tocantins começa a enfrentar a paralisia de obras concedidas a empreiteiras envolvidas nos escândalos de corrupção da Petrobras. A duplicação e a manutenção de quatro estradas vitais para o transporte de grãos estão nas mãos de construtoras investigadas pela Polícia Federal. Precisamos achar um caminho para que os brasileiros não sejam prejudicados, pois estamos lidando com uma via de alto índice de acidentes”, explicou Halum ao ministro.

Ainda de acordo com o republicano, sem crédito para tocar o empreendimento, a Galvão Engenharia desmobilizou o canteiro de obras da BR-153, com investimento previsto de R$ 4,7 bilhões. “O maquinário e a frota de operações para serviços ao longo da rodovia, incluindo ambulâncias e guinchos, estão encostados no canteiro de obras; 305 de 360 funcionários diretos foram demitidos e cerca de 600 colaboradores terceirizados, dispensados”, exemplificou.

Halum sugeriu ao ministério que seja feito um distrato com a construtora e, assim, se abriria um novo leilão para encontrar uma empresa que esteja apta a continuar com a duplicação. O ministro, Antonio Carlos afirmou que já foi solicitado um estudo para solucionar o problema, mas a estimativa é a de que seja resolvido no prazo de um ano.

Saiba mais

A BR-153 também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana, Rodovia Belém-Brasília e Rodovia Bernardo Sayão é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Texto e foto: Vinícius Rocha / Ascom – deputado federal César Halum
Edição: Mônica Donato – Liderança do PRB

 

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