Doentes renais terão o mesmo direito das pessoas com deficiência

Dep. Jhonatan de Jesus em comissão, na Câmara dos Deputados

Dep. Jhonatan de Jesus em comissão, na Câmara dos Deputados

 

Brasília (DF) – O deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR) reconhece as dificuldades que os pacientes com doença renal crônica enfrentam no dia a dia. Por isso, votou pela aprovação do PL 1.178/2011, que reconhece as pessoas com doenças renais crônicas como pessoas com deficiência. Isso significa que elas terão o mesmo tratamento e os mesmos direitos garantidos as pessoas com deficiência, em especial nas áreas da saúde, educação, transporte, mercado de trabalho e assistência social, nos termos da legislação vigente. “Nosso objetivo, ao aprovar a proposta, é proteger e garantir qualidade de vida aos pacientes renais crônicos”, defende Jhonatan de Jesus.

Segundo Jhonatan, o comprometimento da saúde é a principal barreira para a atuação profissional, que vise o sustento do doente, ou de sua família. “Com os mesmo direitos assegurados, eles terão mais possibilidades para continuar o tratamento”, aponta o deputado.

O PL determina como doença renal crônica a lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada, chamada de fase terminal ou de insuficiência renal crônica. Nessa fase, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno no paciente, com identificação no Código Internacional de Doenças.

O doente renal crônico terá o mesmo tratamento e os mesmos direitos garantidos as pessoas com deficiência, em especial nas áreas da saúde, educação, transporte, mercado de trabalho e assistência social, nos termos da legislação vigente. Na área de saúde com acesso aos medicamentos; na da educação com palestras preventivas e que venham a conscientizar a população em geral sobre a doença, reduzindo, assim, o preconceito; no transporte, com o passe livre que existe para as pessoas com deficiência; além da área da assistência social e do mercado de trabalho.

O Projeto segue agora para análise na Comissão de Finanças e Tributação

Texto: Ascom – deputado federal Jhonatan de Jesus
Foto: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest