Descaso faz de Dois Irmãos parque inadequado para animais e visitantes

Para Silvio Costa Filho, a situação do Dois Irmãos preocupa também em relação aos visitantes

Publicado em 13/5/2016 - 00:00

Descaso faz de Dois Irmãos parque inadequado para animais e vistantes
Para Silvio, a situação do Dois Irmãos preocupa tanto em relação aos animais quanto aos visitantes

Recife (PE) – A situação do Parque Dois Irmãos e dos 600 animais que habitam o espaço foi alvo de inspeção realizada hoje pelo deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa; pelo Júnior Viana, fundador da ONG Mascote de Rua, e pelo veterinário Marcelo Vila Nova. O parque é objeto de ação civil pública do Ministério Público de Pernambuco, desde fevereiro de 2015, por causa da deficiência da infraestrutura e das condições inadequadas oferecidas aos animais.

De acordo com Silvio, a situação do Dois Irmãos preocupa tanto em relação aos animais quanto aos visitantes. “Encontramos grades deterioradas, corrimãos enferrujados, reformas de jaulas paralisadas. É preciso que se tenha um mínimo de condições para que um equipamento como este continue funcionando”, avaliou. Silvio é autor do Projeto de Lei 748/2016 que propõe a criação do Conselho Pernambucano de Bem Estar Animal.

O deputado destacou o espaço inadequado dos recintos onde estão alojados os animais. “As jaulas dos felinos, por exemplo, são muita pequenas para o porte dos animais. A situação dos tigres foi a que mais chamou a atenção, por serem dois animais dividindo o mesmo recinto que mal deveria abrigar um”, criticou.

silvio-costa-filho-prb-pe-dois-irmaos-parque-inadequado-para-animais-e-vistantes-foto2-ascom-12-5-2016
É notória a deficiência da infraestrutura e das condições inadequadas oferecidas aos animais

A questão do espaço inadequado foi reforçada pelo veterinário Marcelo Vila Nova. “Muitos animais apresentam sinais de estresse, caminhando de um lado para o outro, como é o caso dos felinos, dos ursos e do babuíno. Também chamou a atenção a grande quantidade de entulhos dentro e próximo aos recintos, o que termina atraindo insetos e roedores”, avaliou.

Para Júnior Viana, da ONG Mascote de Rua, o Governo do Estado não dá à devida atenção aos direitos dos animais. “Governo do Estado e Prefeitura do Recife não dão atenção aos animais. Aqui, o Estado deixa Dois Irmãos chegar a esta situação. Já no Recife, a Prefeitura cria uma secretaria (Direitos Animais) que não cumpre o seu papel”, criticou.

silvio-costa-filho-prb-pe-dois-irmaos-parque-inadequado-para-animais-e-vistantes-foto3-ascom-12-5-2016
O deputado republicano destacou o espaço inadequado dos recintos onde estão alojados os animais

Silvio reforça a necessidade de as promessas das gestões do PSB à frente da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado não ficarem apenas no papel. “No Recife, Geraldo Júlio prometeu construir um hospital veterinário no Cordeiro, mas até hoje, último ano da gestão, a área não passa de um terreno baldio. No Estado, a promessa de requalificação do Dois Irmãos vem desde o final da gestão Eduardo Campos, mas o que vemos são obras e reformas nitidamente paralisadas”, destacou o deputado, acrescentando que vai procurar o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ricardo Coelho, para discutir a situação do horto.

VETERINÁRIOS

Depois da visita ao zoo, o deputado teve encontro com o Sindicato dos Veterinários de Pernambuco. No encontro, a presidente do sindicato, Elisa Araújo, o grande desafio dos veterinários do Estado é a remuneração. “O Governo do Estado não respeita o piso nacional da categoria, equivalente hoje a seis salários mínimos, pagando apenas R$ 1.260. Inferior, inclusive, ao salário pago pelo Recife”, relatou.  Silvio se comprometeu a levar o debate à Assembleia Legislativa e cobrar, do Governo do Estado , a adoção do piso, assim como a realização do concurso para a contratação de profissionais.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend