Descaso faz de Dois Irmãos parque inadequado para animais e visitantes

Descaso faz de Dois Irmãos parque inadequado para animais e vistantes

Para Silvio, a situação do Dois Irmãos preocupa tanto em relação aos animais quanto aos visitantes

Recife (PE) – A situação do Parque Dois Irmãos e dos 600 animais que habitam o espaço foi alvo de inspeção realizada hoje pelo deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa; pelo Júnior Viana, fundador da ONG Mascote de Rua, e pelo veterinário Marcelo Vila Nova. O parque é objeto de ação civil pública do Ministério Público de Pernambuco, desde fevereiro de 2015, por causa da deficiência da infraestrutura e das condições inadequadas oferecidas aos animais.

De acordo com Silvio, a situação do Dois Irmãos preocupa tanto em relação aos animais quanto aos visitantes. “Encontramos grades deterioradas, corrimãos enferrujados, reformas de jaulas paralisadas. É preciso que se tenha um mínimo de condições para que um equipamento como este continue funcionando”, avaliou. Silvio é autor do Projeto de Lei 748/2016 que propõe a criação do Conselho Pernambucano de Bem Estar Animal.

O deputado destacou o espaço inadequado dos recintos onde estão alojados os animais. “As jaulas dos felinos, por exemplo, são muita pequenas para o porte dos animais. A situação dos tigres foi a que mais chamou a atenção, por serem dois animais dividindo o mesmo recinto que mal deveria abrigar um”, criticou.

silvio-costa-filho-prb-pe-dois-irmaos-parque-inadequado-para-animais-e-vistantes-foto2-ascom-12-5-2016

É notória a deficiência da infraestrutura e das condições inadequadas oferecidas aos animais

A questão do espaço inadequado foi reforçada pelo veterinário Marcelo Vila Nova. “Muitos animais apresentam sinais de estresse, caminhando de um lado para o outro, como é o caso dos felinos, dos ursos e do babuíno. Também chamou a atenção a grande quantidade de entulhos dentro e próximo aos recintos, o que termina atraindo insetos e roedores”, avaliou.

Para Júnior Viana, da ONG Mascote de Rua, o Governo do Estado não dá à devida atenção aos direitos dos animais. “Governo do Estado e Prefeitura do Recife não dão atenção aos animais. Aqui, o Estado deixa Dois Irmãos chegar a esta situação. Já no Recife, a Prefeitura cria uma secretaria (Direitos Animais) que não cumpre o seu papel”, criticou.

silvio-costa-filho-prb-pe-dois-irmaos-parque-inadequado-para-animais-e-vistantes-foto3-ascom-12-5-2016

O deputado republicano destacou o espaço inadequado dos recintos onde estão alojados os animais

Silvio reforça a necessidade de as promessas das gestões do PSB à frente da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado não ficarem apenas no papel. “No Recife, Geraldo Júlio prometeu construir um hospital veterinário no Cordeiro, mas até hoje, último ano da gestão, a área não passa de um terreno baldio. No Estado, a promessa de requalificação do Dois Irmãos vem desde o final da gestão Eduardo Campos, mas o que vemos são obras e reformas nitidamente paralisadas”, destacou o deputado, acrescentando que vai procurar o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ricardo Coelho, para discutir a situação do horto.

VETERINÁRIOS

Depois da visita ao zoo, o deputado teve encontro com o Sindicato dos Veterinários de Pernambuco. No encontro, a presidente do sindicato, Elisa Araújo, o grande desafio dos veterinários do Estado é a remuneração. “O Governo do Estado não respeita o piso nacional da categoria, equivalente hoje a seis salários mínimos, pagando apenas R$ 1.260. Inferior, inclusive, ao salário pago pelo Recife”, relatou.  Silvio se comprometeu a levar o debate à Assembleia Legislativa e cobrar, do Governo do Estado , a adoção do piso, assim como a realização do concurso para a contratação de profissionais.

Texto e fotos: Ascom – Deputado estadual Silvio Costa Filho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest