Deputados do Amapá visitam UHE Cachoeira Caldeirão em Ferreira Gomes

Deputados do Amapá visitam UHE Cachoeira Caldeirão em Ferreira Gomes

UHE Cachoeira Caldeirão fica a 137 quilômetros da capital Macapá.

 

Ferreira Gomes (AP) – Parlamentares de várias comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Amapá estiveram, na tarde da última segunda-feira (11), visitando as obras da UHE Cachoeira Caldeirão, construída na zona rural do município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros de Macapá.

Incentivados pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Pastor Oliveira (PRB-AP), os parlamentares foram recebidos pelos diretores, Domingos Siqueira e Silas Nunes, que deram detalhes técnicos sobre a operação que ocasionou no alagamento da sede do município de Ferreira Gomes, no dia 7 deste mês, deixando mais de 600 pessoas desabrigadas. As explicações não foram suficientes para sanar as dúvidas dos deputados sobre a responsabilidade do ocorrido.

Os deputados Pedro da Lua (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH); Jory Oeiras (PRB-AP), representando a Comissão de Indústria e Comércio; Fabricio Furlan (PSOL), da Comissão de Transportes e Obras; e a deputada Edna Auzier (PROS), da Comissão de Turismo, viram de perto a situação em que encontra o ponto exato da barragem que supostamente teria rompido com a força das águas do Rio Araguari. “Por conta da cheia do Rio Araguari, foi necessário abrir a ensecadeira (tipo de proteção destinada a facilitar projetos de construção em áreas normalmente submersas) para permitir a passagem das águas do rio, visando garantir a segurança das estruturas e comunidades ribeirinhas”, frisou Silas Nunes.

Pastor Oliveira (PRB-AP) questionou sobre a hora do início da enchente e qual o meio utilizado para informar as demais hidrelétricas sobre a enchente. “A informação foi repassada através de e-mail”, explicou o diretor Silas Nunes., informando que a distância entre as usinas é de 10 quilômetros. “Vejo como positivo a iniciativa tomada Assembleia Legislativa em buscar informações corretas sobre o fato”, finalizou Domingos, informando que será produzido um relatório que tornará público a real situação.

Os deputados decidiram convidar os diretores das empresas Coaracy Nunes, Ferreira Gomes Energia e Cachoeira Caldeirão, para prestarem esclarecimentos na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (18).

Texto e foto: Decom / ALAP
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest