Deputados do PRB vão debater projeto “Escola sem Partido” em comissão

Deputados do PRB vão debater projeto “Escola sem Partido” em comissão

Na avaliação dos republicanos, pais e alunos devem ser críticos em relação à doutrinação que pode ocorrer nas escolas

Brasília (DF) – Os deputados republicanos Alan Rick (AC), Antonio Bulhões (SP), João Campos (GO) e Lincoln Portela (MG) serão representantes do PRB na Comissão Especial instalada na última quarta-feira (5) para proferir parecer ao PL 7180/2014 – Escola Sem Partido. A proposta inclui entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.

Na avaliação dos republicanos, pais e alunos devem ser críticos em relação à doutrinação que pode ocorrer nas escolas. “O perfil dos nossos professores, publicado pela Unesco e pelo Ministério da Educação, revela que 55% discordam de que ‘A atividade docente deve reger-se pelo princípio da neutralidade política’. Ou seja, muitos se julgam no direito de propagarem suas próprias ideologias, nas aulas de história, matemática ou português, desperdiçando o tempo do aluno que deveria ser usado para aprender conhecimentos”, explica Bulhões.

Segundo ele, não se trata de reprimir a opinião alheia, mas de impedir a manipulação da audiência cativa do aluno no horário escolar para a propaganda de ideologias dogmáticas. “As escolas devem ensinar o que está previsto no currículo, e que hoje é tão mal ensinado. A opinião política não é assunto para ser ensinado, mas para ser escolhido livremente pelos cidadãos, a partir do conhecimento não dogmático que as escolas devem ter em foco”, acrescenta o deputado.

De acordo com o estudo publicado pela Unesco, apenas 9% dos professores consideram que sua tarefa mais importante é transmitir conhecimentos básicos. Um número ainda menor, 8%, considera mais importante “formar para o trabalho”. A grande maioria dos professores, 72%, considera mais importante “formar cidadãos conscientes” do que transmitir conhecimentos básicos.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest