Sebastião Santos entrega abaixo-assinado ao DNIT e recebe garantia do contorno ferroviário de Rio Preto

Sebastião Santos entrega abaixo-assinado ao DNIT e recebe garantia do contorno ferroviário de Rio Preto

O parlamentar esteve em audiência com coordenador-geral de obras ferroviárias, Marcelo Chagas, que garantiu o início da execução do projeto em 2015, que não beneficiará apenas Rio Preto, mas também Cedral e Mirassol.

 

São Paulo (SP) – O deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP) entregou na quinta-feira (18/12) uma pasta com mais de 10 mil assinaturas da Petição Pública ‘Pela Retirada dos Trilhos da Área Urbana de Rio Preto’ ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) requerendo a execução da obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O parlamentar esteve em audiência com coordenador-geral de obras ferroviárias, Marcelo Chagas, que garantiu a Sebastião o início da execução do projeto em 2015, que não beneficiará apenas Rio Preto, mas também Cedral e Mirassol.

deputado-sebastiao-santos-entrega-abaixo-assinado-ao-dnit-e-recebe-garantia-do-contorno-ferroviario-de-rio-preto-foto-ascomdepsebastiaosantos-19-12-14-03A petição é um movimento popular liderado pelo deputado após o trágico descarrilamento que matou oito pessoas em Rio Preto, no ano passado. O parlamentar, que já vinha alertando as autoridades sobre a falta de manutenção da malha ferroviária durante todo o mandato, e sobre os frequentes descarrilamentos, uniu-se à população riopretense para trazer força popular e conquistar o recurso de R$ 350 milhões necessários para a obra.

Após entregar as assinaturas, Sebastião recebeu do DNIT a garantia que Rio Preto ficará livre os trilhos perigosos que passam por 28 bairros. Será executado um novo projeto para desativar a ferrovia riopretense. O que era o projeto de ‘contorno’ de Rio Preto, agora será o projeto da ‘variante’, já que contornará outros municípios. O percurso terá 60 km, passando de Cedral até Balsamo (próximo a SP 320 – Rodovia Euclides da Cunha), sem entrar na área urbana de Rio Preto e Mirassol. E a linha férrea será dupla.

A expectativa é que em 2015 os técnicos analisem toda a área do trajeto, obtenham todas as licenças ambientais e se necessário providenciem as desapropriações de áreas, processo que deve demorar de 10 a 12 meses. Em seguida, será construída a ferrovia, cujo tempo de conclusão é estimado em três anos.

Sebastião lamenta que demore anos, mas está feliz com o resultado. “Não é uma obra simples. Trata-se de um projeto complexo. O importante é que ele seja iniciado o mais rápido possível. Acompanharei cada passo da execução para que não se perca tempo. Vamos livrar a cidade desse perigo”, disse.

O deputado está trabalhando para que o processo seja rápido. No início do mês, sua assessoria se reuniu com o superintendente de São Paulo, Rinaldo Felix da Costa, para buscar a liberação dos recursos para o contorno ferroviário de Rio Preto e Catanduva. As reuniões ocorreram na quinta e sexta-feira (04 e 05/12).

Convocação

deputado-sebastiao-santos-entrega-abaixo-assinado-ao-dnit-e-recebe-garantia-do-contorno-ferroviario-de-rio-preto-foto-ascomdepsebastiaosantos-19-12-14-02Sebastião Santos está preocupado com toda a malha ferroviária do estado, e não apenas com Rio Preto. Em novembro, a Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa aprovou requerimento de autoria deputado Sebastião que convoca a concessionária ALL (América Latina Logística) para prestar esclarecimentos sobre a falta de manutenção das ferrovias paulistas, que tem causado vários acidentes nos últimos anos. A convocação foi aprovada por unanimidade. A concessionária deve se apresentar na Assembleia após o recesso.

 

Texto e fotos: Suelen Tavares Polachini / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

 

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