Jutay Meneses é homenageado por instituição militar em João Pessoa

Deputado-paraibano-homenageado-por-instituicao-militar-prb-pb-02-05-14

Jutay Meneses recebeu honraria das mãos do General Carlos Alberto Maciel Teixeira

 

João Pessoa (PB) – O deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) foi homenageado durante evento comemorativo em alusão ao 59º aniversário do 1º Grupamento de Engenharia General Lyra Tavares, nesta segunda-feira (29), na base militar, em João Pessoa. O parlamentar republicano recebeu das mãos do General Carlos Alberto Maciel Teixeira a honraria denominada “Amigo do Grupamento de Engenharia”, concedida àqueles com destacados serviços prestados em prol do núcleo militar.

“Quando trabalhamos em favor de tão valorosa instituição, fazemos sem pensar em qualquer retorno; fazemos por puro orgulho e agradecimento a tudo que com dedicação nos oferecem, em especial à nossa Paraíba. Receber tal homenagem, não só emociona, como impõe uma responsabilidade ainda maior de servir à nossa pátria, sempre à espera de nossa colaboração como filhos amados”, afirmou o parlamentar, que esteve ao lado de outras autoridades no recebimento da honraria, como o coronel Euller Chaves, comandante da Polícia Militar do Estado da Paraíba, entre outros.

Histórico

O 1º Grupamento de Engenharia, criado em 1955, é o Grande Comando de Engenharia com sede em João Pessoa-PB, responsável pelo apoio de Engenharia na região Nordeste tendo como subordinados: o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó – RN; 2º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Teresina – PI; 3º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Picos – PI; 4º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Barreiras – BA e o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Natal – RN.

O Grupamento surgiu da necessidade de assegurar a conjugação dos esforços de três Unidades de Engenharia pioneiras: o 1º Batalhão Rodoviário e os 3º e 4º Batalhões Ferroviários, com sedes, respectivamente, em Caicó (RN), Campina Grande (PB) e Crateús (CE). Suas missões iniciais abrangiam a construção de rodovias e ferrovias e a execução de obras contra os efeitos da seca. Contudo, ao longo de sua história o Grupamento sofreu diversas modificações, tanto em sua organização como em seu dispositivo.

Na década de 70, o Grupamento passou a denominar-se 1º Grupamento de Engenharia de Construção e sofreu novas alterações em seu dispositivo. O 1º Batalhão de Engenharia de Construção foi transferido para São Gabriel da Cachoeira (AM) e subordinado ao 2º Grupamento de Engenharia de Construção, com sede em Manaus (AM). Os 3º e 4º Batalhões de Engenharia de Construção foram transferidos para Picos (PI) e Barreiras (BA), respectivamente, onde permanecem.

Texto e foto: Vânia Araújo / Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest