Deputado Edson Praczyk é referência em projetos de tecnologia

Legislações de autoria do republicano possibilitou economia de mais de R$ 1 bilhão ao Governo do Paraná.

Publicado em 23/8/2014 - 00:00

Deputado Edson Praczyk é referência em projetos de tecnologia
Em 1999, Praczyk apresentou o primeiro Projeto de Lei nesse sentido

Curitiba (PR) – Quando o assunto é tecnologia e principalmente Software Livre – SL, o deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR) é considerado uma referência na Assembleia Legislativa do Paraná. Desde seu primeiro mandato, o republicano assumiu como uma de suas bandeiras de luta a adoção do SL em todos os órgãos públicos do Estado. Em 1999, Praczyk apresentou o primeiro Projeto de Lei nesse sentido. Em 2003, alcançou êxito quando sua proposta tornou-se a primeira Lei aprovada por uma Assembleia naquela legislatura.

Outras propostas foram apresentadas pelo republicano e aprovadas a exemplo da Lei nº 14.195/2003, que determina que os serviços eletrônicos funcionem em sistema operacional aberto, e da Lei nº 15.742/2007, que versa sobre a padronização de documentos em formato ODF.

Com o cumprimento das legislações, o Governo Estadual do Paraná economizou mais de R$ 1 bilhão com a adoção de Softwares Livres. Edson Praczyk explicou que o montante foi utilizado para atender áreas com grande prioridade como saúde, educação e segurança.

“Estas legislações geraram economia, mais empregos, preservação do meio ambiente e sobre tudo soberania e independência tecnológica em tempos tão conturbados com questões de segurança e privacidade”, destacou Praczyk.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend