Deputado Divino promove debate sobre uso de drogas entre jovens nas escolas do PA

O 1° Fórum Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas foi realizado pela Comissão Permanente de Prevenção às Drogas, presidida pelo parlamentar republicano

Publicado em 28/6/2017 - 00:00

Deputado Divino promove debate sobre uso de drogas entre jovens nas escolas do PA
“Queremos ouvir todos esses setores e ver de que forma nós conseguimos alinhar e integrar essas ações para que elas tenham maior eficiência”, destacou Divino

Belém (PA) – A Assembleia Legislativa do Estado do Pará sediou, na última quinta-feira (22), o 1° Fórum Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento foi realizado pela Comissão Permanente de Prevenção às Drogas, presidida pelo deputado estadual Divino (PRB-PA), com o objetivo de promover o debate da prevenção ao uso de drogas por adolescentes e jovens e também de promover uma discussão sobre a integração das ações de atendimento a esses casos.

O auditório João Batista ficou lotado de estudantes da rede pública de ensino e também de representantes do sistema de saúde e de segurança que lidam com a temática das drogas. “Esse evento é intersetorial porque existem vários setores de atendimento nos municípios e no estado e cada um tem um programa, e muitas vezes não conseguem integrar essas ações. E lá na ponta, quando um jovem precisa desse atendimento, acaba não conseguindo. Por isso, queremos ouvir todos esses setores e ver de que forma nós conseguimos alinhar e integrar essas ações para que elas tenham maior eficiência”, destacou Divino.

O deputado do PRB também destacou que outro objetivo do fórum é também levar o maior número de informações possíveis para a sociedade. “O nosso objetivo é difundir informações sobre a rede de atendimento a usuários de drogas para que o cidadão que viva uma situação de uso de drogas ou venha a lidar com algum caso nas escolas ou dentro de casa, saiba como proceder para ajudar da melhor forma possível aquele que está ali sobre o efeito de drogas”, ressaltou o parlamentar republicano, acrescentando que a Comissão tem realizado várias ações no sentido da prevenção ao uso de drogas, como a realização de palestras em escolas de todo o estado.

O presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, major Daniel Ribeiro, participou do Fórum e exaltou a realização do debate. “Esse debate é muito importante para que a gente possa sensibilizar a comunidade escolar para o problema das drogas e afastá-los dessa coisa tão terrível, que causa tantos prejuízos aos jovens e suas famílias, pois é preciso que se destaque que a maioria dos crimes, atualmente, são praticados por pessoas que tem envolvimentos direto ou indireto com as drogas. Por isso, temos que sensibilizar nossos jovens para que eles possam se manter longe desse mal do século, que são as drogas”, disse Ribeiro.

O psicólogo e presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Conen), Nelcy Colares, também parabenizou o deputado Pastor Divino pela iniciativa de realização do Fórum. “Essa iniciativa é louvável e desejável porque quanto mais informações tivermos, quanto mais nós pudermos debater e até duvidarmos das informações prestadas, mais os jovens poderão dizer não às drogas”, disse o psicólogo. “Os jovens ouvem nas ruas que a droga é boa e, em casa, que ela é ruim. Porém, o mais importante é fornecer informações sobre todos os aspectos relacionados às drogas. Por isso é importante a realização desse fórum porque ele reúne vários pontos de vista e se debate com os jovens, conseguindo acessá-lo de uma forma mais completa e mais informativa”, acrescentou.

O estudante Diego Mateus Silva, de 15 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leandro Pinheiro, no Guamá, participou do Fórum e disse que estava bastante curioso para obter mais informações sobre a questão das drogas. “Nós já tivemos palestras no ‘Lar Fabiano de Cristo’, que é uma instituição que eu frequento, tendo aulas de violão e onde ouço sobre as consequências do uso de drogas, além de uso de álcool, gravidez na adolescência e outros temas. Eu gosto muito dessas palestras porque o jovem é muito curioso e quer experimentar, quer ver como são os efeitos, mas o mais importante é a nossa saúde, por isso é melhor se manter longe”, disse o adolescente. “Eu nunca usei álcool e nenhum tipo de droga, mas já me ofereceram vodka uma vez, durante as férias e eu recusei”, concluiu o estudante.

Texto: Avelina Castro / Ascom – Alepa
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend