Deputado Divino promove debate sobre enfrentamento às drogas no Pará

Deputado Divino promove debate sobre enfrentamento às drogas no Pará

O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas e contou com a participação de mais de 200 adolescentes.

 

Belém (PA) – Por iniciativa do deputado estadual Divino (PRB-PA), a Assembleia Legislativa do Pará promoveu, na última quinta-feira (25), audiência pública para debater o impacto das drogas na sociedade. O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas e contou com a participação de mais de 200 adolescentes.

O parlamentar do PRB aponta que a indústria de ilícitos movimenta cerca de R$ 400 bilhões por ano. “Infelizmente, mais de 180 milhões utilizam drogas em todo o mundo. Precisamos canalizar a energia e a curiosidade própria da juventude para práticas saudáveis, esclarecimentos e preparar esses jovens para lidar com as drogas e com os traficantes, para sempre dizer não”, avalia Divino.

deputado-divino-prb-debate-enfrentamento-as-drogas-no-para-foto-ascom-alepa-26-06-15-01O evento contou ainda com a participação de representantes das polícias civil e militar, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Prefeitura de Belém. Segundo a promotora de justiça Leane Fiúza, o perfil dos adolescentes usuários de drogas mudou na última década. “Antes, eles se envolviam em furtos e outros atos de menor poder ofensivo. Hoje, temos uma quantidade significativa de atos infracionais violentos, como assaltos a mão armada, mortes e um envolvimento cada vez maior com o tráfico”, avalia.

Na Polícia Militar, a repressão não é a única estratégia de combate ao problema. A Tenente Coronel Márcia França, do Centro de Capacitação Primária, explica que a corporação também faz um trabalho preventivo junto a crianças e jovens. “Trabalhamos na prevenção, em parceria com escolas, para que essas crianças tenham a compreensão de que dizer não às drogas é uma decisão que elas podem tomar”, destaca.

A Prefeitura de Belém mantém o programa “Belém pela Vida”, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre as Drogas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, sociedade civil e instituições religiosas. “Mas é muito difícil conseguir fazer uma internação voluntária, que o usuário procure sozinho por ajuda”, avaliou Zezinho Lima, coordenador do programa. “Hoje temos 60 vagas para internação de usuários de drogas, mas apenas 27 vagas estão ocupadas”, lamenta.

Para o vigilante Elias Carneiro da Silva, essas iniciativas devem ser multiplicadas. Ele conta que começou a usar drogas com oito anos. “Fui viciado por 10 anos, comecei com cigarros, passei para o álcool, maconha, cola, até chegar às drogas mais pesadas”, relembra. “Começar a usar drogas é fácil, mas abandonar o vício é muito difícil. Além da força de vontade, o usuário precisa de ajuda, porque sem apoio ele não consegue se recuperar sozinho”, conclui.

 

Texto: Ascom deputado estadual Divino
Foto: Ozéas Santos / Ascom Alepa

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!