Deputada Ana do Gás preside audiência pública sobre criação do CBH do Rio Parnaíba

Deputada Ana do Gás preside audiência pública sobre criação do CBH do Rio Parnaíba

Ana do Gás destacou que faltam apenas cinco assinaturas de prefeitos da região para aprovar a criação do Comité da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

 

Araioses (MA) – A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Ana do Gás (PRB-MA) conduziu audiência pública para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, no último 05, na cidade de Araioses, no Baixo Parnaíba (MA).

Acompanhada dos deputados Rafael Leitoa e Cristovam Filho, de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, dos comitês de bacias dos rios Munim e Mearim, de prefeitos, secretários e vereadores de cidades da região, usuários e sociedade civil organizada, a parlamentar explicou a importância dos encontros que estão sendo realizados para discutir a gestão da água no Estado. “As audiências são realizadas para chamar a sociedade a participar desse grande parlamento, onde estamos ouvindo e debatendo as questões e, uma vez unidos, lutarmos em prol da criação do Comitê de Bacia do Rio Parnaíba “, declarou a presidente do colegiado.

Depois de ouvir as perguntas dos inscritos, a mesa técnica respondeu aos questionamentos dos presentes. Em seguida, os prefeitos Leo Costa (Barreirinhas), Valéria Leal (Araioses), José Augusto (Milagres do Maranhão), Omar Furtado  (Brejo),  Sebastião Araújo Moreira (Santa Quitéria) e José Raimundo da Costa (São Bernardo) subscreveram o termo para a criação do Comitê,  que será apresentado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e aguardar sansão da Presidência da República.

Participaram ainda do evento a ex-prefeita de Araioses,  Luciana Trinta; o procurador local, Alberto Loiola; o coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Antônio Lobato; o diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí,  Avelar Damasceno; associação de produtos rurais e donas de casas; clubes de mães; colônia de pescadores; além de estudantes e comunidade em geral.

Até agora, com a realização das audiências públicas de Balsas e Araioses, foram recolhidas treze assinaturas de prefeitos maranhenses. “Estão faltando agora apenas quatro adesões para concluirmos esta etapa da criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e tenho certeza que em Timon, na última audiência, ainda este mês,  iremos obter o êxito de termos feito nosso dever de casa em busca de uma gestão participativa e sustentável de nossos recursos hídricos”, comemorou a deputada.

O Maranhão tem 39 municípios dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que percorre ainda os estados do Piauí e Ceará. Os outros estados banhados pelo Velho Monge, como é conhecido o Parnaíba,  já criaram seus comitês e estão avançados na luta por um plano de gestão.  “Sem os comitês, o Estado perde recursos que poderiam ajudar a distribuir melhor a água,  a despoluir os rios e a implantar projetos de desenvolvimento e preservação dessa importante bacia”, finalizou Ana do Gás.

 

Texto: Ascom – deputada estadual Ana do Gás
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest