Celso Russomanno quer discutir a crise nos Fundos de Pensão

Celso Russomanno quer discutir a crise nos Fundos de Pensão

Republicano quer debater assunto na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara

Brasília (DF) – Os maiores fundos de pensão no Brasil estão deficitários e impossibilitados de pagar as aposentadorias dos beneficiários. Alguns chegam a descontar até 25% dos salários dos trabalhadores para custear as aposentadorias. Com o intuito de debater o problema na Câmara dos Deputados, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) apresentou requerimento para realização de audiência pública no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor. A sugestão foi aprovada pelo colegiado e apoiada por beneficiários da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis), que participaram da reunião.

Russomanno está preocupado com a situação desses trabalhadores que podem perder suas aposentadorias após anos de contribuição. “Quando o cidadão contribui para um plano de previdência social, ele está pagando por um serviço, cujo produto negociado é o recebimento de sua aposentadoria ao final do tempo de contribuição. No entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicável à relação jurídica entre entidade de previdência privada e seus participantes”, explica o deputado.

Segundo Josineide Cortez Costa, beneficiária do fundo de pensão da Caixa Econômica, há indícios de que o patrimônio dos fundos de previdência sejam vítimas de gestões manipuladas e fraudulentas. “O presidente da FUNCEF deve explicar como foi gerado um déficit de 5,6 bilhões de reais que afetará 136 mil famílias em todo o país. Que houve má gestão é fato. Agora, queremos entender o porquê dessa má gestão e por que nós todos temos que pagar essa conta”, reclamou.

O representante da Postalis, Jackson Luiz Mendes Gonçalves, informou que o desconto é feito não só dos aposentados, mas também das pessoas em atividade. “No caso da Postalis, estão sendo descontados 25% dos salários e mais os descontos inerentes ao sistema. Ficamos felizes com a iniciativa do deputado Celso Russomanno para realizar audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor. Queremos explicações sobre investimentos suspeitos feitos em outros países. O trabalhador não pode sair no prejuízo”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal, Roberto Alves (PRB-SP)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5946

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest