Celso Russomanno quer discutir a crise nos Fundos de Pensão

Celso Russomanno quer discutir a crise nos Fundos de Pensão

Republicano quer debater assunto na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara

 

Brasília (DF) – Os maiores fundos de pensão no Brasil estão deficitários e impossibilitados de pagar as aposentadorias dos beneficiários. Alguns chegam a descontar até 25% dos salários dos trabalhadores para custear as aposentadorias. Com o intuito de debater o problema na Câmara dos Deputados, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) apresentou requerimento para realização de audiência pública no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor. A sugestão foi aprovada pelo colegiado e apoiada por beneficiários da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis), que participaram da reunião.

Russomanno está preocupado com a situação desses trabalhadores que podem perder suas aposentadorias após anos de contribuição. “Quando o cidadão contribui para um plano de previdência social, ele está pagando por um serviço, cujo produto negociado é o recebimento de sua aposentadoria ao final do tempo de contribuição. No entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicável à relação jurídica entre entidade de previdência privada e seus participantes”, explica o deputado.

Segundo Josineide Cortez Costa, beneficiária do fundo de pensão da Caixa Econômica, há indícios de que o patrimônio dos fundos de previdência sejam vítimas de gestões manipuladas e fraudulentas. “O presidente da FUNCEF deve explicar como foi gerado um déficit de 5,6 bilhões de reais que afetará 136 mil famílias em todo o país. Que houve má gestão é fato. Agora, queremos entender o porquê dessa má gestão e por que nós todos temos que pagar essa conta”, reclamou.

O representante da Postalis, Jackson Luiz Mendes Gonçalves, informou que o desconto é feito não só dos aposentados, mas também das pessoas em atividade. “No caso da Postalis, estão sendo descontados 25% dos salários e mais os descontos inerentes ao sistema. Ficamos felizes com a iniciativa do deputado Celso Russomanno para realizar audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor. Queremos explicações sobre investimentos suspeitos feitos em outros países. O trabalhador não pode sair no prejuízo”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest