Debate sobre a desvinculação da perícia criminal das polícias divide especialistas

Debate sobre a desvinculação da perícia criminal das polícias divide especialistas

Diversos representantes favoráveis e contrários à autonomia da Perícia Oficial de Natureza Criminal estavam presentes

 

Brasília (DF) – O deputado Otoniel Lima (PRB-SP) presidiu mais uma audiência pública realizada pela Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição 325/2009. O debate contou com a participação de diversos representantes favoráveis e contrários à autonomia da Perícia Oficial de Natureza Criminal.

Na avaliação do republicano, a participação dos segmentos nas audiências públicas contribui para enriquecer o relatório. “Hoje ouvimos os prós e os contras da desvinculação dos peritos e sabemos que o assunto é complexo. Precisamos nos preparar para as mudanças que virão com a aprovação da PEC. Acredito que ela dará novos rumos à Segurança Pública no país”, afirmou Otoniel.

O diretor Geral da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, defendeu a vinculação da perícia criminal à estrutura da polícia, pois acredita que a desvinculação aumentaria o gasto público e não resolveria o problema de gestão. Segundo ele, é preciso investir na qualificação do gestor, independentemente da carreira a que este pertença. “A perícia criminal em Brasília é muito bem estruturada, com autonomia de trabalho. Ano passado recebeu investimentos de 30 milhões de reais, os quais estão sendo investidos na construção do instituto de criminalística. A alegação de que o perito criminal sofre pressão do delegado de polícia para a emissão dos laudos não deve justificar a desvinculação, pois cabe àquele denunciar a interferência indevida, visando ao interesse público”, defende.

Já o 1º vice-presidente Jurídico da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Wladimir Sérgio Reale, afirmou, com base em parecer técnico da Associação Nacional dos Procuradores da República, que a PEC é inconstitucional por vício de iniciativa. Concluiu dizendo que, para resolver a questão da falta de investimento na perícia criminal, assim como para a educação e saúde, é necessária a verba vinculada para a segurança pública, visando a melhor prestação de serviços ao cidadão.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais do Departamento de Polícia Federal – APCF, Carlos Antônio Almeida de Oliveira, destacou a importância da aprovação da PEC, uma vez que os servidores precisam de autonomia para a condução das investigações. “A polícia científica trabalha com metodologia que assegura a padronização, reprodutividade e isenção. Os peritos criminais sofrem pressão de autoridade superior e, mesmo denunciando tais condutas, sofrem restrições da Corregedoria, na sua maioria, compostas por delegados de polícia”, reclama.

O representante do Conselho Federal de Odontologia, Antônio Medeiros, lembrou que a perícia criminal é composta não apenas de peritos e papiloscopistas, mas, também, de médico-legista ou odonto-legista. “Dr. Sérgio Reale afirmou que os peritos não são independentes, mas gostaria de avisá-lo que somos independentes sim, e temos condições de assumir os nossos erros. Por isso, precisamos de autonomia no nosso trabalho”, criticou.

O autor da PEC, deputado Valtenir Pereira, explicou que sua proposta tem o objetivo de unir os peritos, papiloscopistas, médicos-legistas e odonto-legistas para que os crimes sejam elucidados de maneira rápida e justa.

Texto: Karine Diniz
Edição: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest