David Durand quer estimular doação de órteses e próteses no Ceará

Iniciativa busca estimular a doação voluntária de pessoas que podem proporcionar a terceiros os benefícios da utilização de órteses e próteses.

Publicado em 9/5/2015 - 00:00

David Durand quer estimular doação de órteses e próteses no Ceará
Iniciativa busca estimular a doação voluntária de pessoas que podem proporcionar a terceiros os benefícios da utilização de órteses e próteses

 

Fortaleza (CE) – A Assembleia Legislativa do Ceará analisa o Projeto de Indicação nº 72/15, de autoria do deputado estadual David Durand (PRB-CE), que institui o Programa Estadual de Órteses e Próteses.

O objetivo, segundo o parlamentar, é integrar o portador de deficiência à sociedade, bem como ofertar a eles um atendimento de melhor qualidade. “A proposta visa integrar o portador de deficiência à sociedade, por meio de um programa estadual que lhe ofereça as órteses e próteses necessárias para uma vida normal”, destacou o parlamentar em sua justificativa.

Pelo texto, o programa deverá promover a orientação de doadores e usuários sobre a utilização de órteses e próteses, estimular a doação voluntária, bem como facilitar a busca e o acesso à captação, análise e localização de doadores de órteses e próteses. Para isso, será criado um cadastro centralizado de órteses e próteses disponibilizados para doação, bem como a organização de um banco de dados de receptores.

O Poder Executivo poderá, ainda, realizar parcerias com órgãos governamentais, municipais, estaduais e federais, com organizações não-governamentais e com empresas privadas, para viabilizar a infraestrutura necessária à manutenção do programa.

Saiba mais

Órteses são aparelhos que auxiliam na correção de uma deficiência física ou que permitam a locomoção de um deficiente. Já as próteses são aparelhos ou materiais que substituem parte do corpo amputada ou retirada cirurgicamente.

Fonte: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Máximo Moura – ALCE

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend