David Durand solicita exoneração da Secretaria de Esportes do Ceará

David Durand solicita exoneração da Secretaria de Esportes do Ceará

Republicano retornará ao Poder Legislativo. Foto: JL Rosa/Agência Diário.

 

Fortaleza (CE) – Mediante nota pública, o republicano David Duran (PRB-CE) solicitou a exoneração do cargo de Secretário de Esportes ao governador do estado do Ceará, Camilo Santana. Com a decisão, David Durand retornará ao Poder Legislativo.

De acordo com ele, apesar do pouco tempo de gestão frente à Secretaria, ele buscou corrigir falhas e dar novos rumos no trato da coisa pública. “Neste ínterim, nos deparamos, inclusive com algumas disparidades herdadas de gestões anteriores, que não trataram o Esporte de forma republicana e com o devido zelo”, observa.

Ainda, David Durand reclamou sobre a demora na nomeação dos auxiliares que, segundo ele, dificultou cumprir demandas da Pasta. Sem contar o corte de 25% dos 20 cargos comissionados disponíveis, “que feriu de morte a boa condução dos trabalhos”, completa. Leia abaixo na íntegra a nota de David Durand.

Nota:

“EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, CAMILO SOBREIRA DE SANTANA.

Assunto: Pedido de exoneração. Comunicação de retorno ao Poder Legislativo.

Senhor Governador,

Sirvo-me do presente expediente para, mui respeitosamente, solicitar exoneração do Cargo de Secretário de Estado do Esporte, em face do que passo a relatar:

1. Fui convidado para compor o quadro de secretários de estado na condição de poder fazer algo realmente diferente pelo desenvolvimento do desporto no Ceará. Tarefa a qual venho me dedicando, juntamente com uma seleta equipe de técnicos, desde o dia 30 de dezembro de 2014, logo após o convite honrosamente recebido da parte de Vossa Excelência;

2. Debruçamo-nos sobre contratos, convênios, documentos, organogramas e toda a plêiade de informações para iniciarmos o trabalho com a confiabilidade e confiança necessárias ao bom andamento da Secretaria. Neste interim, nos deparamos, inclusive com algumas disparidades herdadas de gestões anteriores, que não trataram o Esporte de forma republicana e com o devido zelo. Então buscamos corrigir falhas e dar novos rumos no trato da coisa pública;

3. É claro que a dificuldade em gerir aquela estrutura (apesar de diminuta em matéria de recursos humanos e gigante no alcance social que deve ter, se bem gerida), sem os nossos auxiliares devidamente nomeados, nos demandou um tanto mais de esforço e dedicação, expressa em longas jornadas diárias de trabalho. Relato ao senhor, que já ocupou a função de Secretário, portanto, sabedor da realidade que ora apresento, que a demora na nomeação dos auxiliares dificultou em muito a nossa tarefa. E o que dizer do corte de 25% dos nossos parcos 20 cargos comissionados disponíveis, que feriu de morte a boa condução dos trabalhos. Vossa Excelência deve ter ciência de que somos a menor estrutura de pessoal dentre todas as secretarias do Estado. Não por preciosismo, mas pela ausência de compromisso de gestores anteriores, que não cuidaram de programar mais espaços numa pasta tão estratégica quanto à do Esporte. O corte determinado por V.Exa. resultaria no não funcionamento de duas células importantes, operacionais; além da não nomeação dos quadros técnicos necessários ao bom andamento dos trabalhos. Tenho certeza de que houve algum erro de cálculo quando seus auxiliares determinaram o corte linear. A SESPORTE não tem condição de funcionar do tamanho proposto. É claro que V.Exa. encontrará aqueles que dirão, à sombra do discurso fácil, que dão conta de gerir aquilo com tão pouco. Mas tal abdução da responsabilidade demandaria parcos resultados ou, o que é ainda pior, mais do mesmo;

4. Pretendia uma gestão exemplar naquela Pasta, tanto que, em menos de dois meses, conseguimos grandes avanços nas articulações junto ao Ministério do Esporte e a entidades de âmbito nacional e internacional, no intuito de colocar o Ceará no mapa do desporto, com consequentes investimentos para o Ceará. Fui pessoalmente recebido em audiência com o Ministro George Hilton (em Brasília), que nos assegurou apoio à gestão, inclusive prorrogando obrigações não cumpridas pela gestão anterior e ampliando prazos e programas. Também participei de reunião deliberativa do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte, realizado na cidade de São Luis (MA), onde fui eleito para a vice-presidência nacional daquele colegiado. Ressalte-se que em ambas as oportunidades, assumi particularmente as despesas com as viagens;

5. Ademais, nos causou surpresa e indignação o conteúdo da Mensagem enviada para a apreciação da Assembleia Legislativa, transferindo contratos e projetos da Secretaria de Grande Eventos (SEGE) para a responsabilidade da Casa Civil, incluindo, por conseguinte, a gestão dos contratos da Arena Castelão e do Centro de Formação Olímpica, equipamentos eminentemente do âmbito esportivo e diametralmente opostos aos interesses das atribuições do referido órgão vinculado ao Gabinete do Governador. Fato este só explicado, por intervenções políticas adversas à boa gestão. Em face da complexidade e das incongruências encontradas na gestão do contrato da Arena Castelão, que já renderam constrangimentos ao Estado e aos clubes de futebol em datas anteriores, o procedimento normal seria a gestão desses contratos pela SESPORTE, jamais centralizados no núcleo duro do Governo. É incompreensível e fonte de constrangimento à minha gestão à frente da Secretaria. Aduz à interpretações externas como quebra da confiança de V.Exa, no trabalho que vínhamos desenvolvendo.

Outrossim, comunico meu imediato retorno às atividades do Legislativo Estadual, de forma irremediável, cumprindo, assim, a missão que me foi confiada pelos cearenses.

Agradeço a confiança e a oportunidade que nos foi dada, de conhecer profundamente a SESPORTE e de poder servir, mesmo que por um curto espaço de tempo, na condição de seu auxiliar na condução do Poder Executivo.

Atenciosamente,

DAVID DE ALBUQUERQUE DURAND
Deputado Estadual – PRB/CE”

 

Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: JL Rosa / Agência Diário

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest