Da tribuna: Cleber Verde destaca ações do Ministério da Pesca no Maranhão

“O MPA tem contribuído para o aumento da produção de pescado e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores”, diz deputado.

Publicado em 1/5/2014 - 00:00

Da-tribuna-Cleber-Verde-destaca-acoes-Ministerio-Pesca-Maranhao-PRB-01-05-14
“O MPA tem contribuído para o aumento da produção de pescado e a melhoria da qualidade de vida dos nossos pescadores e piscicultores”, afirma o deputado.

 

Brasília (DF) – Em discurso proferido nesta segunda (28), o deputado republicano Cleber Verde (PRB-MA) reconheceu a importância da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para economia brasileira, sobretudo na geração de emprego e renda. “O MPA tem contribuído para o aumento da produção de pescado e a melhoria da qualidade de vida dos nossos pescadores e piscicultores, com ações que contemplam todos os elos da cadeia produtiva desde a captura até o produto chegar à mesa do consumidor”.

Na avaliação do parlamentar, está acontecendo uma verdadeira revolução socioeconômica na aquicultura brasileira, sobretudo no Estado do Maranhão. “O senador Marcelo Crivella (PRB), quando Ministro, esteve no Maranhão entregando escavadeiras hidráulicas para permitir a construção de tanques e açudes no nosso Estado. O Maranhão tem todos os projetos do Governo Federal para a pesca e a aquicultura. O último que faltava foi publicado no final do ano — a subvenção do óleo diesel, em que o pescador compra esse produto com a isenção dos impostos federais e estaduais. Graças ao subsídio, o pescador comprará o óleo diesel pela metade do preço”, afirmou.

Segundo Cleber Verde, os incentivos não param por aí. “Já estão em andamento a construção de fábricas de gelo; caminhões frigoríficos; caminhões-feiras; cozinha comunitária; kit-despolpadeira; lancha-patrulha, telecentros, kit-feiras, kit-feiras do peixe, projetos para implantação dos parques aquícolas marinhos e de águas continentais; centro de beneficiamento de caranguejo, que será inaugurado em breve; fábrica de ração, que está em processo de implantação”, informou o republicano.

Verde ressaltou que o Maranhão é o segundo maior produtor de pescado do País, com aproximadamente 280 mil toneladas de pescado/ano. De acordo com o parlamentar, o Plano Safra, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff também na gestão do Ministro Marcelo Crivella, é um dos responsáveis pela implementação de ações que permitiram o crescimento do Estado na atividade pesqueira.

Verde destacou, ainda, a criação do Escritório Regional da Pesca, em Imperatriz (MA), realizada pelo ministro Eduardo Lopes (PRB) que vem dando continuidade ao trabalho iniciado pelo senador Marcelo Crivella.

Plano Safra

Lançado pelo Governo Federal, o plano safra permite ao piscicultor e ao pescador artesanal, acesso ao crédito nos bancos oficiais como o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, o Banco do Amazonas, a Caixa Econômica Federal. Esses benefícios equiparam os pescadores a condição semelhante a do agricultor.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend