Crivella recebe apoio dos conselheiros do CREA-RJ

Crivella recebe o apoio dos conselheiros do CREA-RJ

Senador recebeu apoio para projeto que torna obrigatória a inspeção periódica em edificações

Rio de Janeiro (RJ) – O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi recepcionado, na tarde desta segunda-feita (16), no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) por engenheiros civis da Câmara Especializada para debater o Projeto de Lei 6014/13 de autoria do senador, que torna obrigatória a inspeção periódica em edificações para verificar as condições de estabilidade, segurança e manutenção. A proposta prevê que a inspeção seja feita por meio de vistoria especializada e que no parecer técnico conste avaliação do grau de risco à segurança. Segundo Crivella, o objetivo do projeto é ajudar evitar acidentes, como incêndios e desabamentos.

O presidente do CREA-RJ, Reynaldo Barros, declarou a importância de recepcionar o senador, que é um engenheiro civil formado. “Acho que a vinda do Crivella é uma honra muito grande para esta casa. Tenho defendido que precisamos investir na engenharia social, pois acho que a população de baixa renda pode efetivamente ter um apoio muito forte da Prefeitura em ter acesso à assessoria técnica gratuita, o que ajuda a regularizar o IPTU, a regularização fundiária, ou seja, fortalece aquele princípio presente na lei que as atividades da engenharia caracterizam-se por atividade de interesse social e humano”, e complementou, “ano que vem ganharemos um novo aliado na defesa da categoria com o Crivella na Prefeitura. Precisamos de mais engenheiros administrando o país e o Rio. Tenho certeza que esse é o momento do engenheiro Crivella na Administração Municipal.

Crivella abordou projetos de sua autoria relacionados à engenharia civil, principalmente o PL 6014/13, que encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde deve ser votado essa semana. “No Senado, a lei foi aprovada sem muitos obstáculos; na Câmara, em todas as comissões temáticas foram feitas audiências públicas, foram chamados os representantes da engenharia nacional tanto da parte do governo, quanto da parte privada, e na CCJC quando não se cabia mais discussão de mérito, a Associação Nacional dos Prefeitos resolveu modificar alguns itens, o que atrasou um pouco a tramitação. Acredito que essa semana seja votado e voltará ao Senado quando poderemos discutir mais a pauta, melhorar o que for possível e após seguirá ao presidente em exercício Michel Temer para sanção. Acho que nesse momento, a engenharia nacional vai dar uma grande contribuição para evitar tragédias como as que temos visto por aí”, disse.

marcelo-crivella-prb-recebe-apoio-dos-conselheiros-do-crearj-foto-ascom-17-5-2016

Crivella no Crea-RJ

O senador destacou também que é preciso fiscalizar as obras, sobretudo daqui para frente. “As obras, os edifícios estão envelhecendo e requerem fiscalização. E são os engenheiros que podem fazer isso, por terem condições de olhar não só a parte estrutural, mas também a parte mecânica, as alterações que foram feitas, a parte elétrica, enfim, tudo”, alertou.

Um outro projeto de autoria de Crivella também lembrado durante a reunião é o que se refere às obras de grande porte, em que o cálculo não é conferido. Segundo o senador, as prefeituras veem a parte de arquitetura e legislação do uso do solo. “O cálculo estrutural a prefeitura não confere. Não tem pessoal para isso. Portanto, em grandes obras, uma empresa de consultoria reconhecida pelo CREA, como de notável saber, fará a conferência do cálculo entregando para a prefeitura um laudo. Vamos de uma forma simples evitar tantos problemas no futuro”, afirmou o senador.

Estavam presentes à reunião o vice-presidente do CREA, José Schipper; o 2º vice-presidente do CREA, Eduardo Konig; o coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Civil, Manoel Lapa; o conselheiro do CREA, Sérgio Niskier; o presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Ovídio Lima Passos; além de engenheiros e profissionais do setor.

Texto e fotos: Ascom – Senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest