Crivella ministra palestra sobre inspeção técnica de edificações em sindicato de engenheiros no Rio de Janeiro

Crivella ministra palestra sobre inspeção técnica de edificações em sindicato de engenheiros no Rio de Janeiro

Crivella é autor do PL nº 491/2011, que determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite).

 

Rio de Janeiro (RJ) – O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ministrou, na última sexta-feira (12), uma palestra no Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) sobre laudo de inspeção técnica de edificações. O republicano é autor do Projeto de Lei nº 491/2011, que determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite).

Crivella ressaltou que a proposta foi apresentada no Senado Federal em 2011 para instituir a inspeção de todas as obras de engenharia. “Quando formulei o projeto, conceituei que edificação, a ser inspecionada para estabilidade, segurança e verificação da manutenção, é um conjunto formado por qualquer obra de engenharia da construção, concluída e entregue para uso, com seus elementos complementares, como sistemas de ar condicionado, geradores de energia, elevadores, escada rolante, subestação elétrica, caldeiras, instalações elétricas, monta-cargas, transformadores e outros”, esclareceu.

Ainda sobre a redação do texto, o senador do PRB informou que o intervalo entre as inspeções será proporcional ao tempo da construção dos imóveis, adotando-se como parâmetro o intervalo de cinco anos para edificações a partir de 30 anos, sendo de responsabilidade do proprietário, do condomínio ou do locador. “O Lite deverá ser elaborado em conformidade com o que dispõe as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, assegurou o republicano.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Olímpio dos Santos, destacou a atuação de Crivella como senador e engenheiro. “O senador Marcelo Crivella tem uma preocupação afirmativa e coerente com a carreira dele. Nós, como engenheiros, sabemos da nossa atribuição, mas não basta construir, é fundamental sabermos manter o que foi edificado. A engenharia é para servir e oferecer conforto às pessoas, tanto na construção como na manutenção. O senador tem tido essa preocupação e o Sindicato também” revelou. Santos também advertiu para o perigo de não existir uma legislação que norteia sobre o assunto. “É muito importante que tenhamos uma lei federal que aborde a inspeção técnica de edificações, uma vez que acidentes com construções, circuitos elétricos ou questão de gás acontecem em todo o Brasil e requer cuidado e atenção”, afirmou.

Participaram do evento o diretor do Senge, Marco Antônio; o coordenador Estadual do Programa de Biodiesel, Dr. Nelson Furtado; o diretor financeiro da CUT-Rio, Lima; além de engenheiros mecânicos, civis, elétricos, e de óleo e gás.

Fonte: Ascom / Senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest