Crivella defende o uso de marcadores químicos nas munições de armas de fogo

Os marcadores são substâncias químicas que possuem corantes fluorescentes e não fluorescentes e só são vistos com a ajuda de luzes especiais.

Publicado em 8/4/2014 - 00:00

Crivella defende o uso de marcadores químicos nas munições de armas de fogo
Essas substâncias foram desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Brasília (DF) – Com o objetivo solucionar os crimes e acabar com a impunidade, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) propôs projeto que defende o uso de marcadores nas munições das armas. Os marcadores são substâncias químicas que possuem corantes fluorescentes e não fluorescentes e só são vistos com a ajuda de luzes especiais.

Essas substâncias foram desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e serão adicionadas na pólvora, no estojo, e no projétil da arma. Isso ajudará a perícia obter informações sobre onde à munição foi fabricada, quando foi vendida e quem a comprou. É possível saber também o trajeto da bala.

“O marcador ficará no corpo da vítima, na arma e nas mãos do criminoso. O objetivo é minimizar o terrível problema da bala perdida, pondo fim à impunidade em inúmeros casos de crime contra a vida”, disse Crivella.

De acordo com o relatório publicado pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2012 foram registradas 61 vítimas de “bala perdida”. Em comparação com o mesmo período em 2011 observou-se um aumento de 7%. Os dados indicam a capital como a região do estado com mais ocorrências, seguida da Baixada Fluminense e Niterói.

O projeto do senador prevê também que os marcadores sejam usados nas munições destinadas aos batalhões da Polícia Militar, às delegacias da Polícia Civil, aos clubes de tiro, às empresas de segurança privada, e às Forças Armadas.

 

Texto: Ascom – senador Marcelo Crivella
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend