Crivella afirma que cuidar da primeira infância quebra o ciclo da violência

Senador do PRB participou da 7º edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.

Publicado em 26/11/2014 - 00:00

Crivella afirma que cuidar da primeira infância quebra o ciclo da violência
Senador do PRB participou da 7º edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.

 

Brasília (DF) – O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) destacou nesta terça-feira (25/11) que cuidar da primeira infância é essencial para quebrar o ciclo de violência na sociedade brasileira. Na abertura da sétima edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, promovida pelo Senado Federal, ele lembrou que o Brasil tem hoje 500 mil pessoas cumprindo pena em presídios e lamentou que a maioria desses adultos tenha sofrido maus tratos nos primeiros anos de vida.

“Se a gente quer uma futura geração no Brasil que não cometa crime e que não reincida, tenhamos um cuidado especial para com a primeira infância. Todos sabemos que, desde o útero da mãe, vai se formando a personalidade, o caráter, a intuição do cidadão”, afirmou.

O coordenador do Plano Nacional pela Primeira Infância, Vital Didonet, destacou o impacto positivo da jornada para a sociedade e, em particular, para o Parlamento brasileiro. “A tendência é que a gente pense economia, reforma política e não enxergue os anos iniciais da vida como aqueles mais decisivos e mais fundamentais para a formação da personalidade humana, para a constituição do sujeito, para a formação do cidadão. Esse espaço está sendo propício pra chegarmos a essa compreensão de que a primeira infância é um dos grandes temas nacionais”, disse.

De acordo com a presidente da Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, Lisle Heusi de Lucena, profissionais e estudantes das áreas da assistência social, educação e saúde precisam receber mais conhecimento científico sobre o desenvolvimento mental das crianças. “Estudos científicos ajudam a compreender a primeira infância. Para a formação mental das crianças de zero a seis anos é necessário estímulo e interação, principalmente com os pais, pois as orientações sobre o comportamento, nesse período, vão refletir na formação de cada cidadão”, disse.

Segundo o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa Filho, a primeira infância é o período mais importante da vida para a construção do bebê, que está pronto, mas inacabado. “É preciso desenvolver, crescer e amadurecer. O ambiente de convivência influencia a formação cerebral no espaço inicial de vida”, disse.

Evento

O evento, que este ano tem como tema “Neurociências e Educação na Primeira Infância: Progressos e Obstáculos”, conta com a participação de especialistas brasileiros e franceses. A programação segue com atividades até esta quinta-feira (27), em Brasília e, na sexta-feira (28), no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é discutir a importância da fase que vai do nascimento aos seis anos de idade para o desenvolvimento e a integração social das pessoas ao longo de toda a vida.

 

Fonte e foto: Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend