Crivella afirma que cuidar da primeira infância quebra o ciclo da violência

Crivella afirma que cuidar da primeira infância quebra o ciclo da violência

Senador do PRB participou da 7º edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.

 

Brasília (DF) – O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) destacou nesta terça-feira (25/11) que cuidar da primeira infância é essencial para quebrar o ciclo de violência na sociedade brasileira. Na abertura da sétima edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, promovida pelo Senado Federal, ele lembrou que o Brasil tem hoje 500 mil pessoas cumprindo pena em presídios e lamentou que a maioria desses adultos tenha sofrido maus tratos nos primeiros anos de vida.

“Se a gente quer uma futura geração no Brasil que não cometa crime e que não reincida, tenhamos um cuidado especial para com a primeira infância. Todos sabemos que, desde o útero da mãe, vai se formando a personalidade, o caráter, a intuição do cidadão”, afirmou.

O coordenador do Plano Nacional pela Primeira Infância, Vital Didonet, destacou o impacto positivo da jornada para a sociedade e, em particular, para o Parlamento brasileiro. “A tendência é que a gente pense economia, reforma política e não enxergue os anos iniciais da vida como aqueles mais decisivos e mais fundamentais para a formação da personalidade humana, para a constituição do sujeito, para a formação do cidadão. Esse espaço está sendo propício pra chegarmos a essa compreensão de que a primeira infância é um dos grandes temas nacionais”, disse.

De acordo com a presidente da Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, Lisle Heusi de Lucena, profissionais e estudantes das áreas da assistência social, educação e saúde precisam receber mais conhecimento científico sobre o desenvolvimento mental das crianças. “Estudos científicos ajudam a compreender a primeira infância. Para a formação mental das crianças de zero a seis anos é necessário estímulo e interação, principalmente com os pais, pois as orientações sobre o comportamento, nesse período, vão refletir na formação de cada cidadão”, disse.

Segundo o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa Filho, a primeira infância é o período mais importante da vida para a construção do bebê, que está pronto, mas inacabado. “É preciso desenvolver, crescer e amadurecer. O ambiente de convivência influencia a formação cerebral no espaço inicial de vida”, disse.

Evento

O evento, que este ano tem como tema “Neurociências e Educação na Primeira Infância: Progressos e Obstáculos”, conta com a participação de especialistas brasileiros e franceses. A programação segue com atividades até esta quinta-feira (27), em Brasília e, na sexta-feira (28), no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é discutir a importância da fase que vai do nascimento aos seis anos de idade para o desenvolvimento e a integração social das pessoas ao longo de toda a vida.

 

Fonte e foto: Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest