CPLP: Rosangela Gomes debate processo de diversificação da economia de Angola

CPLP: Rosangela Gomes debate processo de diversificação da economia de Angola

Rosangela Gomes enfatizou a importância do intercâmbio de informações e da parceria entre os países de Língua Portuguesa

 

Brasília (DF) – Representantes de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil estiveram reunidos para mais uma reunião prevista na programação da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (07). Para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), tudo o que foi debatido sinaliza os muitos desafios a serem enfrentados.

“Gostaria de ratificar a importância em intensificar o vínculo entre os participantes das três comissões que compõem a CPLP para poder chegar aos resultados que os nossos povos tanto necessitam: plena democracia e desenvolvimento”, enfatizou a deputada durante o debate que teve como principal tema o “Processo de Diversificação da Economia de Angola”.

CPLP: Rosangela Gomes debate processo de diversificação da economia de AngolaA deputada Joana Lina, primeira vice-presidente da Assembleia Nacional de Angola, discursou sobre atual situação econômica do país que tinha no petróleo a sua maior fonte de renda, responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, segundo ela, desde 2014 o país vinha sofrendo os efeitos imediatos da queda do valor do barril no mercado internacional. “Este declínio teve efeitos imediatos na nossa economia, que refletiu em todos os âmbitos da vida dos angolanos”, disse.

De acordo com a deputada angolana, diversificar a economia se tornou o imperativo nacional. “Temos consciência que precisamos avançar para outros setores produtivos e para isto estamos, atualmente, direcionando os incentivos para iniciativa privada. Há uma série de programas que fomentam as parcerias público-privadas, além do Banco de Desenvolvimento de Angola e fundo de créditos, entre outros”, afirmou.

O deputado português Carlos Páscoa Gonçalves elogiou os indicadores apesentados pela parlamentar angolana classificando-os de “lúcidos e inteligentes” por não se limitarem aos indicadores econômicos, mas por correlacionarem-se ao desenvolvimento da qualidade de vida da população. “A diversificação da economia não pode ser uma opção, mas sim uma estratégia. É importante que todos os países entendam e, em médio e longo prazo, tracem os rumos das suas economias”.

Carlos Páscoa aproveitou a ocasião e sugeriu a criação de políticas de incentivo para os países lusófonos. “Creio que um banco de fomento para que a CPLP que possa atuar e apoiar investimentos como, por exemplo, em infraestrutura, seria um fator de impulso para a diversificação das economias como um todo”, acrescentou.

Ao fim da reunião, Rosangela enfatizou a importância do intercâmbio de informações e da parceria entre os países. “Como estudante de Direito, na universidade federal de Nova Iguaçu (RJ), tive a oportunidade de estudar com vários angolanos, o que me proporcionou uma noção da importância de se manter laços de cooperações entre países, sobretudo os nossos, que têm em comum um instrumento tão valioso em comum como o idioma e a cultura”, comentou.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes  / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest