CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres promove audiência em Pernambuco

CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres promove audiência em Pernambuco

O objetivo foi debater o aumento do número de jovens negros assassinados em Pernambuco e a adoção de políticas públicas que reduzam o índice de vulnerabilidade da juventude negra.

 

Recife (PE) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres da Câmara dos Deputados promoveu, nesta segunda-feira (13), audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater o aumento do número de jovens negros assassinados no Estado e a adoção de políticas públicas que reduzam o índice de vulnerabilidade da juventude negra.

O colegiado já realizou debates semelhantes em 15 estados. A iniciativa visa apurar dados do relatório “Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014”, publicado em maio passado. Tendo o ano de 2012 como ano-base, o estudo chama a atenção para a violência cometida contra jovens negros entre 12 e 29 anos no Brasil.

A relatora da CPI, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), anunciou que o relatório vai sugerir a criação de uma proposta de emenda constitucional para instituir o fundo nacional de promoção da igualdade racial. “Reconhecemos que é uma situação de genocídio”, argumentou a parlamentar.

ossesio-silva-prb-pe-audiencia-cpi-exterminio-negros-foto2-ascom-14-07-2015O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), que também é membro da Comissão de Direitos Humanos da Alepe e coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco, destacou a importância do debate para a definição de políticas públicas que coíbam a violência contra os jovens. “Lamentavelmente, os negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e estão no topo da lista dos desempregados, analfabetos e dos que abandonam a escola antes do tempo. Percebemos que se consolida uma visão hierarquizada da sociedade que coloca a pessoa negra na base da pirâmide”, apontou Ossesio Silva.

O evento contou com a participação de parlamentares, ONGs, movimentos sociais e diversos setores da sociedade civil,  que na ocasião apresentaram suas demandas.

Texto: Priscila Prestes / Ascom PRB Pernambuco
Foto: Jacqueline Calazans
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest