CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres promove audiência em Pernambuco

O objetivo foi debater o aumento do número de jovens negros assassinados em Pernambuco.

Publicado em 14/7/2015 - 00:00

CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres promove audiência em Pernambuco
O objetivo foi debater o aumento do número de jovens negros assassinados em Pernambuco e a adoção de políticas públicas que reduzam o índice de vulnerabilidade da juventude negra.

 

Recife (PE) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres da Câmara dos Deputados promoveu, nesta segunda-feira (13), audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater o aumento do número de jovens negros assassinados no Estado e a adoção de políticas públicas que reduzam o índice de vulnerabilidade da juventude negra.

O colegiado já realizou debates semelhantes em 15 estados. A iniciativa visa apurar dados do relatório “Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014”, publicado em maio passado. Tendo o ano de 2012 como ano-base, o estudo chama a atenção para a violência cometida contra jovens negros entre 12 e 29 anos no Brasil.

A relatora da CPI, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), anunciou que o relatório vai sugerir a criação de uma proposta de emenda constitucional para instituir o fundo nacional de promoção da igualdade racial. “Reconhecemos que é uma situação de genocídio”, argumentou a parlamentar.

ossesio-silva-prb-pe-audiencia-cpi-exterminio-negros-foto2-ascom-14-07-2015O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), que também é membro da Comissão de Direitos Humanos da Alepe e coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco, destacou a importância do debate para a definição de políticas públicas que coíbam a violência contra os jovens. “Lamentavelmente, os negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e estão no topo da lista dos desempregados, analfabetos e dos que abandonam a escola antes do tempo. Percebemos que se consolida uma visão hierarquizada da sociedade que coloca a pessoa negra na base da pirâmide”, apontou Ossesio Silva.

O evento contou com a participação de parlamentares, ONGs, movimentos sociais e diversos setores da sociedade civil,  que na ocasião apresentaram suas demandas.

Texto: Priscila Prestes / Ascom PRB Pernambuco
Foto: Jacqueline Calazans
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend