CPI do BNDES: Squassoni quer acesso a investigações da Procuradoria da República

CPI do BNDES: Squassoni quer acesso a investigações da Procuradoria da República

Pedido consta de um dos três requerimentos do deputado aprovados na reunião desta quarta-feira (2).

 

Brasília (DF) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga contratos de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta quarta-feira (2), três requerimentos do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP). O republicano, 3º vice-presidente da CPI, quer detalhes sobre documentos de investigação a respeito de empréstimos concedidos pelo banco a empresas e empreiteiras. No requerimento n° 230/15, especificamente, o deputado pede acesso às investigações da Procuradoria da República do Distrito Federal.

Segundo o texto, existem telegramas e e-mails sigilosos do Ministério das Relações Exteriores referentes aos contratos do BNDES com a empreiteira Odebrecht , que comprovam a intermediação do ex-presidente Lula. “O Congresso tem tomado conhecimento das transações do BNDES apenas quando a imprensa divulga notícias explosivas causando ‘estraçalhamento’ no meio político. O Parlamento, que tem a função de fiscalizar o Poder Executivo, parece estar em total dissonância com os anseios da sociedade civil”, criticou o deputado.

Mais dois

Os demais requerimentos pedem esclarecimentos sobre os empréstimos concedidos ao grupo EBX e solicitam acesso ao inquérito da Polícia Federal sobre investigação do ex-ministro-chefe da Casa Civil e também ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, do ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e da empresa JBS. (Requerimentos nº 229/15 e nº 231/2015, respectivamente).

Para o republicano, é inadmissível que o trabalho realizado pela comissão seja pautado apenas pela Imprensa e que os parlamentares tomem conhecimento de fatos e provas somente por meio da mídia. “É de interesse desta CPI saber quais as justificativas já apresentadas sobre obras como o porto de Mariel, em Cuba, bem como demais financiamentos concedidos a outros países da América do Sul e África”, argumenta Squassoni.

 

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest