Contra práticas discriminatórias, republicanos querem endurecer Lei do Estágio

Contra práticas discriminatórias, republicanos querem endurecer Lei do Estágio

Tia Eron (PRB-BA) é autora do Projeto de Lei 5.028/2016, e o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) é o relator da proposta

Brasília (DF) – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.028/2016 de autoria da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), que altera a Lei 11.788/2008 – conhecida como Lei do Estágio. O objetivo da proposta é incluir dispositivos contra práticas discriminatórias na oferta de estágio a estudantes.

Relator da proposta, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) explicou que o projeto coíbe a seleção discriminatória de estagiários. “Não raro empresas exigem contrapartidas do candidato ao estágio como condição de contratação. Existem escritórios de advocacia, por exemplo, que exigem que o estagiário possua veículo, telefone celular, computador portátil ou outros equipamentos próprios para execução das atividades”, alertou o republicano, em defesa da aprovação do projeto.

Tia Eron lembra que apesar das melhorias trazidas pela Lei do Estágio, ainda é preciso corrigir distorções no processo seletivo. “Antes da Lei do Estágio, o mercado de trabalho considerava o estagiário uma espécie de empregado mais barato, já que não possuía direitos. Apesar das mudanças positivas, queremos aprimorá-la ainda mais para que esses jovens estudantes não fiquem reféns das artimanhas praticadas por determinados atores do mercado”, disse.

Outra questão também levantada pela deputada é o ressarcimento de despesas do veículo mediante pagamento de auxílio-transporte. “Não faz sentido essa compensação, dado que o auxílio-transporte tem por fundamento arcar a despesa residência-trabalho-residência, calculada em função dos dias úteis trabalhados”, destacou.

Tramitação

Após aprovação na CDEICS, a proposta segue para análise das Comissões do Trabalho; Administração e Serviço Público; e de Constituição, Justiça e e Cidadania.

Texto : Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Fotos: Douglas Gomes
Fotomontagem: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest