Contra práticas discriminatórias, republicanos querem endurecer Lei do Estágio

Relator da proposta, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) explicou que o projeto coíbe a seleção discriminatória de estagiários

Publicado em 22/9/2016 - 00:00

Contra práticas discriminatórias, republicanos querem endurecer Lei do Estágio
Tia Eron (PRB-BA) é autora do Projeto de Lei 5.028/2016, e o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) é o relator da proposta

Brasília (DF) – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.028/2016 de autoria da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), que altera a Lei 11.788/2008 – conhecida como Lei do Estágio. O objetivo da proposta é incluir dispositivos contra práticas discriminatórias na oferta de estágio a estudantes.

Relator da proposta, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) explicou que o projeto coíbe a seleção discriminatória de estagiários. “Não raro empresas exigem contrapartidas do candidato ao estágio como condição de contratação. Existem escritórios de advocacia, por exemplo, que exigem que o estagiário possua veículo, telefone celular, computador portátil ou outros equipamentos próprios para execução das atividades”, alertou o republicano, em defesa da aprovação do projeto.

Tia Eron lembra que apesar das melhorias trazidas pela Lei do Estágio, ainda é preciso corrigir distorções no processo seletivo. “Antes da Lei do Estágio, o mercado de trabalho considerava o estagiário uma espécie de empregado mais barato, já que não possuía direitos. Apesar das mudanças positivas, queremos aprimorá-la ainda mais para que esses jovens estudantes não fiquem reféns das artimanhas praticadas por determinados atores do mercado”, disse.

Outra questão também levantada pela deputada é o ressarcimento de despesas do veículo mediante pagamento de auxílio-transporte. “Não faz sentido essa compensação, dado que o auxílio-transporte tem por fundamento arcar a despesa residência-trabalho-residência, calculada em função dos dias úteis trabalhados”, destacou.

Tramitação

Após aprovação na CDEICS, a proposta segue para análise das Comissões do Trabalho; Administração e Serviço Público; e de Constituição, Justiça e e Cidadania.

Texto : Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Fotos: Douglas Gomes
Fotomontagem: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend