Conselheiros tutelares recebem homenagem na Câmara

Sessão Solene foi solicitada por Márcio Marinho

Publicado em 19/11/2013 - 00:00

19_11_13_destaque01_conselheiros_tutelares_sao_homenageados
O evento foi proposto pelo deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) e reuniu conselheiros, gestores, pessoas envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente

Brasília (DF) – O Dia Nacional do Conselheiro Tutelar foi comemorado com Sessão Solene na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (18). O evento foi proposto pelo deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) e reuniu conselheiros, gestores, pessoas envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente, não apenas pelo ato de comemoração, mas pelo reconhecimento das dificuldades enfrentadas pela categoria, bem como, para o cumprimento das determinações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O deputado federal Vitor Paulo (PRB) e o Secretário de Esporte do Distrito Federal, Julio Cesar, também marcaram presença na solenidade.

Em seu pronunciamento, Márcio Marinho destacou os avanços no que diz respeito à legislação de proteção a criança e ao adolescente e algumas conquistas dos profissionais da área. “No Congresso tramitam vários projetos voltados para a categoria e uma grande conquista foi a aprovação do PL 3754/12, que logo foi sancionado e transformado na Lei 12696/12, para beneficiar os conselhos tutelares. Hoje, os conselheiros podem contar com vários benefícios como a cobertura previdenciária, férias remuneradas, pagamento do 13º salário, licença maternidade e outros”, destacou.

As dificuldades enfrentadas pela categoria, a exemplo da falta de infraestrutura, também foi elencada por Marinho, que considera que muito há de ser feito em prol dos conselhos e dos seus profissionais. “Infelizmente, os conselheiros vivem numa situação caótica. Vários municípios do país, não dispõem de um conselho tutelar, e outros funcionam em situações precárias. A falta de capacitação profissional também é outro problema”, lamentou.

19_11_13_destaque01_002“O cotidiano de um conselheiro é árduo. Faltam-lhes equipamentos, instalações, materiais diversos e, principalmente e em muitos casos, apoio governamental e societal”, acrescentou o deputado Vitor Paulo que cobrou a adoção de medidas para proporcionar à categoria mais condições de trabalho.

Vitor Paulo completa: “A função do Conselho Tutelar não é prestar serviços de forma a atender direitos, mas zelar para que eles sejam efetivamente cumpridos. As atribuições dos conselhos tutelares são de extrema relevância para garantia dos direitos inerentes as crianças e adolescentes”.

Frente Parlamentar

19_11_13_destaque01_003O republicano Márcio Marinho lembrou que a Câmara instalou no último dia 12 de novembro a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares com o objetivo de defender a categoria e incentivar a capacitação desses profissionais. Dentre as finalidades do colegiado estão o apoio aos conselheiros tutelares e sua defesa, o acompanhamento de políticas e ações sobre a categoria, a proposição de legislação e de regulamentação, o aperfeiçoamento e incentivo a esses conselheiros, a promoção de discussão sobre assuntos afins e de intercâmbio com entes assemelhados, de parlamentos e entidades diversas, visando a integração das propostas entre outras.

 

Profissão

Os Conselhos Tutelares foram criados por meio do artigo art. 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros são responsáveis por atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes e suas famílias; exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar e aplicar as medidas de responsabilização aos pais ou responsáveis; aplicar, isolada ou cumulativamente, as medidas protetivas pertinentes a cada caso.

Texto: Laize Andrade / Ascom – deputado federal Vitor Paulo
Foto 01: Zeca Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend