Conselheiros tutelares recebem homenagem na Câmara

19_11_13_destaque01_conselheiros_tutelares_sao_homenageados

O evento foi proposto pelo deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) e reuniu conselheiros, gestores, pessoas envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente

Brasília (DF) – O Dia Nacional do Conselheiro Tutelar foi comemorado com Sessão Solene na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (18). O evento foi proposto pelo deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) e reuniu conselheiros, gestores, pessoas envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente, não apenas pelo ato de comemoração, mas pelo reconhecimento das dificuldades enfrentadas pela categoria, bem como, para o cumprimento das determinações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O deputado federal Vitor Paulo (PRB) e o Secretário de Esporte do Distrito Federal, Julio Cesar, também marcaram presença na solenidade.

Em seu pronunciamento, Márcio Marinho destacou os avanços no que diz respeito à legislação de proteção a criança e ao adolescente e algumas conquistas dos profissionais da área. “No Congresso tramitam vários projetos voltados para a categoria e uma grande conquista foi a aprovação do PL 3754/12, que logo foi sancionado e transformado na Lei 12696/12, para beneficiar os conselhos tutelares. Hoje, os conselheiros podem contar com vários benefícios como a cobertura previdenciária, férias remuneradas, pagamento do 13º salário, licença maternidade e outros”, destacou.

As dificuldades enfrentadas pela categoria, a exemplo da falta de infraestrutura, também foi elencada por Marinho, que considera que muito há de ser feito em prol dos conselhos e dos seus profissionais. “Infelizmente, os conselheiros vivem numa situação caótica. Vários municípios do país, não dispõem de um conselho tutelar, e outros funcionam em situações precárias. A falta de capacitação profissional também é outro problema”, lamentou.

19_11_13_destaque01_002“O cotidiano de um conselheiro é árduo. Faltam-lhes equipamentos, instalações, materiais diversos e, principalmente e em muitos casos, apoio governamental e societal”, acrescentou o deputado Vitor Paulo que cobrou a adoção de medidas para proporcionar à categoria mais condições de trabalho.

Vitor Paulo completa: “A função do Conselho Tutelar não é prestar serviços de forma a atender direitos, mas zelar para que eles sejam efetivamente cumpridos. As atribuições dos conselhos tutelares são de extrema relevância para garantia dos direitos inerentes as crianças e adolescentes”.

Frente Parlamentar

19_11_13_destaque01_003O republicano Márcio Marinho lembrou que a Câmara instalou no último dia 12 de novembro a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares com o objetivo de defender a categoria e incentivar a capacitação desses profissionais. Dentre as finalidades do colegiado estão o apoio aos conselheiros tutelares e sua defesa, o acompanhamento de políticas e ações sobre a categoria, a proposição de legislação e de regulamentação, o aperfeiçoamento e incentivo a esses conselheiros, a promoção de discussão sobre assuntos afins e de intercâmbio com entes assemelhados, de parlamentos e entidades diversas, visando a integração das propostas entre outras.

 

Profissão

Os Conselhos Tutelares foram criados por meio do artigo art. 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros são responsáveis por atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes e suas famílias; exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar e aplicar as medidas de responsabilização aos pais ou responsáveis; aplicar, isolada ou cumulativamente, as medidas protetivas pertinentes a cada caso.

Texto: Laize Andrade / Ascom – deputado federal Vitor Paulo
Foto 01: Zeca Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!