Congresso Nacional comemora Dia Nacional da Consciência Negra

Congresso Nacional comemora Dia Nacional da Consciência Negra

Celebrada desde a década de 60 e comemorada no dia 20 de novembro, a data marca também o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

 

Brasília (DF) – O Dia Nacional da Consciência Negra será tema de sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, no próximo dia 19. De iniciativa da deputada republicana Tia Eron (PRB-BA), a homenagem representa uma manifestação coletiva de orgulho e alegria daqueles que reconhecem a importância dos afrodescendentes para a formação econômica, cultural, política e social do país.

A deputada Tia Eron vê na ocasião uma oportunidade para cobrar iniciativas do governo e maior participação da sociedade na consolidação de medidas efetivas de inclusão como as previstas no Estatuto da Igualdade Racial. “Quando nós retomamos essa discussão, estamos dizendo à sociedade que continuamos alertas na defesa dos nossos direitos e conquistas. Não vamos tolerar nenhum crime de injúria e discriminação racial”, argumenta a republicana.

A sessão inclui comemorações alusivas à Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela resolução 68/237 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU) e contará com a ilustre participação da Consulesa da França no Brasil e jornalista, Alexandra Loras. Escritora e pesquisadora de assuntos humanitários, étnicos e de gêneros têm seus artigos reproduzidos nas mais importantes revistas e jornais do mundo.

Tia Eron lembra que, num passado recente, havia uma naturalização do preconceito e da falta de aceitação. “Era comum ver negros que se autodenominavam ‘moreninhos ou escurinhos’. Muita coisa já mudou, mas o trabalho está longe de acabar. Todos nós somos afro-brasileiros. É preciso entender que o nosso corpo tem sangue africano. Aqui aportaram negros que ajudaram a construir o Brasil”, acrescentou.

São parceiros desse evento: a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista Brasil África e de Enfretamento ao Racismo, Comissão de Direitos Humanos do Senado, Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Juizados e dos Núcleos do Ministério Público e da Defensoria Pública Especializados na Aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, Casa Laudelina de Campos Melo, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Mundial.

Já confirmaram presença na homenagem a ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino, e o representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Jaime Nadal. Durante a sessão haverá apresentações artísticas de Rodrigo Braga, do grupo Feafro, e da poetisa Lucélia Aguiar, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Distrito Federal e Entorno.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest