Comissão presidida por Tia Ju promove debate sobre a redução da maioridade penal no RJ

Comissão presidida por Tia Ju promove debate sobre a redução da maioridade penal no RJ

Com o tema “Redução da maioridade penal: solução ou retrocesso?”, debate vai contar com a participação de representantes de organização da sociedade civil, população e autoridades.


Rio de Janeiro (RJ) –
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, presidida pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), realizará audiência pública com o tema: “Redução da maioridade penal: solução ou retrocesso?”. O debate acontece nesta quinta-feira (18), às 18h.

O objetivo, segundo a republicana, será debater com representantes de organizações da sociedade civil, população, autoridades, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e profissionais liberais os motivos favoráveis e contrários às propostas de mudança da idade penal.

Serão apresentadas posições sobre o papel dos jovens no contexto da violência, o atual sistema socioeducativo e a prioridade que é dada pelo Estado para a infância. Serão avaliados, ainda, dados estatísticos de violência que mostram o envolvimento de adolescentes, destacando o debate: A juventude é vítima ou algoz da violência?

O desembargador Siro Darlan, contrário à redução da maioridade penal, e o deputado estadual Flavio Bolsonaro, que defende a medida, são alguns dos convidados que participarão do debate.

Tia Ju lembra que, em audiência pública realizada, no dia 28 de abril, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário Brasileiro, na Câmara dos Deputados, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos de Vitto, disse que o sistema não tem condições de internar adolescentes. Para Vitto, se a maioridade penal for reduzida, haverá aprofundamento do déficit de vagas, que hoje é de 216,4 mil.

O resultado do debate será levado à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Texto e foto: Edir Lima / Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest