Comissão especial criada por Júnior Verde visita siderúrgica de Açailândia

Comissão especial criada por Junior Verde visita siderúrgica de Açailândia

Situação do setor produtivo de ferro-gusa do Maranhão é uma das preocupações do deputado Junior Verde (PRB-MA).

 

Açailândia (MA) – A Comissão Especial de Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão, criada pelo deputado Júnior Verde (PRB-MA) para debater a atual situação do setor produtivo de ferro-gusa no Estado, esteve na última quinta-feira (23), no polo siderúrgico de Açailândia.

A visita teve como objetivo reunir informações e buscar alternativas que possam evitar mais demissões e garantir o funcionamento das indústrias. Representantes das quatro indústrias visitadas – Aciaria, Viena, Pindaré [do Grupo Queiroz Galvão] e Gusa Nordeste – concordam que a crise no setor deve-se, principalmente, à crise mundial.

“A expansão do aço chinês e da sucata no mercado americano tornaram-se as maiores concorrentes do ferro-gusa. Além disso, a Rússia e a Ucrânia, por conta da desvalorização de suas moedas, conseguiram baixar o preço do ferro-gusa e ganhar a maior fatia do mercado internacional”, afirmou Fernando Rangel, diretor da siderúrgica Pindaré.

Vale destacar que questões como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), que consiste na delimitação de terras para uso compatível segundo suas características e as licenças ambientais, também são fatores complicadores.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Açailândia (STIMA), desde o início da crise, as empresas já reduziram em cerca de 30% sua capacidade de produção. “Cerca de 1 mil trabalhadores já foram demitidos no setor nos últimos anos de forma direta e 5 mil indiretamente”, pontuou Jarlis Adelino, presidente do STIMA.

O presidente da Comissão, deputado Junior Verde (PRB-MA) assegurou que o governo do Estado não poderá resolver a crise, mas poderá intervir de forma imediata na tentativa de amenizar a situação evitando assim mais demissões.

A Comissão realizará, ainda, Audiência Pública com os vários segmentos do setor siderúrgico buscando encaminhamentos a serem levados ao governo do Estado.

PRESENÇAS

Além do presidente da Comissão, deputado Junior Verde (PRB-MA), participaram das visitas os deputados Professor Marco Aurélio (PC do B) e Vinicius Louro (PR), e também o vice-presidente da Fiema, Claudio Azevedo. Acompanharam a comissão, ainda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Siderurgia do Maranhão, Jarles Adelino e representantes de vários segmentos do setor.

Texto: Ellen Adriene/ Agência Assembleia
Foto: Agência Assembleia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest