Comissão especial criada por Júnior Verde visita siderúrgica de Açailândia

Comissão especial criada por Junior Verde visita siderúrgica de Açailândia

Situação do setor produtivo de ferro-gusa do Maranhão é uma das preocupações do deputado Junior Verde (PRB-MA).

 

Açailândia (MA) – A Comissão Especial de Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão, criada pelo deputado Júnior Verde (PRB-MA) para debater a atual situação do setor produtivo de ferro-gusa no Estado, esteve na última quinta-feira (23), no polo siderúrgico de Açailândia.

A visita teve como objetivo reunir informações e buscar alternativas que possam evitar mais demissões e garantir o funcionamento das indústrias. Representantes das quatro indústrias visitadas – Aciaria, Viena, Pindaré [do Grupo Queiroz Galvão] e Gusa Nordeste – concordam que a crise no setor deve-se, principalmente, à crise mundial.

“A expansão do aço chinês e da sucata no mercado americano tornaram-se as maiores concorrentes do ferro-gusa. Além disso, a Rússia e a Ucrânia, por conta da desvalorização de suas moedas, conseguiram baixar o preço do ferro-gusa e ganhar a maior fatia do mercado internacional”, afirmou Fernando Rangel, diretor da siderúrgica Pindaré.

Vale destacar que questões como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), que consiste na delimitação de terras para uso compatível segundo suas características e as licenças ambientais, também são fatores complicadores.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Açailândia (STIMA), desde o início da crise, as empresas já reduziram em cerca de 30% sua capacidade de produção. “Cerca de 1 mil trabalhadores já foram demitidos no setor nos últimos anos de forma direta e 5 mil indiretamente”, pontuou Jarlis Adelino, presidente do STIMA.

O presidente da Comissão, deputado Junior Verde (PRB-MA) assegurou que o governo do Estado não poderá resolver a crise, mas poderá intervir de forma imediata na tentativa de amenizar a situação evitando assim mais demissões.

A Comissão realizará, ainda, Audiência Pública com os vários segmentos do setor siderúrgico buscando encaminhamentos a serem levados ao governo do Estado.

PRESENÇAS

Além do presidente da Comissão, deputado Junior Verde (PRB-MA), participaram das visitas os deputados Professor Marco Aurélio (PC do B) e Vinicius Louro (PR), e também o vice-presidente da Fiema, Claudio Azevedo. Acompanharam a comissão, ainda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Siderurgia do Maranhão, Jarles Adelino e representantes de vários segmentos do setor.

Texto: Ellen Adriene/ Agência Assembleia
Foto: Agência Assembleia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest