Comissão do Senado aprova rastreamento obrigatório de material radioativo durante transporte

Para Antonio Bulhões, o objetivo do projeto é evitar acidentes

Publicado em 4/6/2014 - 00:00

C
Projeto de Antonio Bulhões obriga que um mecanismo seja acoplado aos materiais embalados durante o transporte

Brasília (DF) – A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou nesta terça-feira (03) projeto que torna obrigatório o rastreamento de carga durante o transporte de materiais nucleares e radioativos. A matéria segue agora para a apreciação da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

antonio-bulhoes-prb-sao-paulo-3De autoria do deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 127/2013 obriga que um mecanismo de rastreamento de carga seja acoplado aos materiais embalados durante o transporte. O objetivo é evitar acidentes. Em sua justificativa, o autor lembrou o acidente com o césio em Goiânia, ocorrido em 1987. Na época, um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada na cidade e acabou contaminando muitas pessoas.

Para o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o projeto é fundamental, especialmente no caso de roubo de veículos que possam carregar materiais radioativos ou nucleares. “A medida é fundamental para que, no caso de incidentes como subtração do veículo ou seu extravio acidental, seja possível aos órgãos fiscalizadores localizar a carga em curto prazo e tomar as providências cabíveis, evitando a ocorrência de acidentes potencialmente fatais”, considerou Aloysio.

A proposta pode evitar acidentes em situações como a que ocorreu em 2012, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um carro que continha uma cápsula com selênio-75 foi roubado. Mas o material radioativo não chegou a ser violado e foi encontrado dias depois dentro do carro abandonado.

Fonte: Agência Senado
Foto 01: Marcos Oliveira
Foto 02: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend