Comissão do Senado aprova proposta de Márcio Marinho que institui o Dia Nacional da Capoeira

Comissão do Senado aprova proposta de Márcio Marinho que institui o Dia Nacional da Capoeira

Marinho também foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou projeto que institui o Dia Nacional da Capoeira, a ser comemorado em 15 de julho. Esta foi a data em que a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O PLC 17/2014 foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA). O republicano traz em sua trajetória política a luta pelo reconhecimento da Capoeira como esporte e o direito à aposentadoria dos mestres capoeiristas. O parlamentar também foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da capoeira na Câmara Federal.

“A capoeira se desenvolveu em nosso país, mas sempre enfrentou resistência por parte da sociedade. Na Bahia, o esporte superou preconceitos raciais e conquistou o mundo com seus movimentos ágeis e graciosos, e continua em evolução. O IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu, oficialmente, a capoeira como patrimônio cultural brasileiro”, destacou.

História

A capoeira é uma forma de arte marcial desenvolvida pelos escravos africanos no Brasil, a partir do século 18. Em sua concepção, consistia em uma mistura de cantos e danças tradicionais com movimentos de luta. A capoeira, lembrou o deputado Márcio Marinho, nasceu como forma de resistência física e cultural “aos abusos da sociedade escravocrata”.

Ao longo do século 20 o esporte se desenvolveu, consagrando-se duas escolas: a Capoeira Angola e Capoeira Regional. Hoje a capoeira é praticada em todas as regiões do país e também no exterior.

Tramitação

O Projeto segue agora para o Plenário do Senado, passará novamente pela Câmara  e  depois será encaminhado à Presidência.

Homenagem

comissao-do-senado-aprova-proposta-de-marcio-marinho-que-institui-o-dia-nacional-da-capoeira-foto-cedida-11-12-15-02Em reconhecimento ao trabalho prestado em defesa da Capoeira, Marcio Marinho também foi homenageado junto com o vereador Luiz Carlos no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador no último final de semana.

 

Fonte: Ascom – deputado federal Márcio Marinho, com informações da Agência Senado
Foto 01: Douglas Gomes  / Foto 02: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest