Comissão do Senado aprova proposta de Márcio Marinho que institui o Dia Nacional da Capoeira

Marinho também foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara dos Deputados.

Publicado em 13/12/2014 - 00:00

Comissão do Senado aprova proposta de Márcio Marinho que institui o Dia Nacional da Capoeira
Marinho também foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou projeto que institui o Dia Nacional da Capoeira, a ser comemorado em 15 de julho. Esta foi a data em que a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O PLC 17/2014 foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA). O republicano traz em sua trajetória política a luta pelo reconhecimento da Capoeira como esporte e o direito à aposentadoria dos mestres capoeiristas. O parlamentar também foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da capoeira na Câmara Federal.

“A capoeira se desenvolveu em nosso país, mas sempre enfrentou resistência por parte da sociedade. Na Bahia, o esporte superou preconceitos raciais e conquistou o mundo com seus movimentos ágeis e graciosos, e continua em evolução. O IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu, oficialmente, a capoeira como patrimônio cultural brasileiro”, destacou.

História

A capoeira é uma forma de arte marcial desenvolvida pelos escravos africanos no Brasil, a partir do século 18. Em sua concepção, consistia em uma mistura de cantos e danças tradicionais com movimentos de luta. A capoeira, lembrou o deputado Márcio Marinho, nasceu como forma de resistência física e cultural “aos abusos da sociedade escravocrata”.

Ao longo do século 20 o esporte se desenvolveu, consagrando-se duas escolas: a Capoeira Angola e Capoeira Regional. Hoje a capoeira é praticada em todas as regiões do país e também no exterior.

Tramitação

O Projeto segue agora para o Plenário do Senado, passará novamente pela Câmara  e  depois será encaminhado à Presidência.

Homenagem

comissao-do-senado-aprova-proposta-de-marcio-marinho-que-institui-o-dia-nacional-da-capoeira-foto-cedida-11-12-15-02Em reconhecimento ao trabalho prestado em defesa da Capoeira, Marcio Marinho também foi homenageado junto com o vereador Luiz Carlos no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador no último final de semana.

 

Fonte: Ascom – deputado federal Márcio Marinho, com informações da Agência Senado
Foto 01: Douglas Gomes  / Foto 02: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend