Comissão do Esporte interroga Del Nero sobre corrupção no futebol

Márcio Marinho afirmou que 2/3 dos parlamentares já assinaram a criação da CPI para investigar as denúncias.

Publicado em 11/6/2015 - 00:00

Comissão do Esporte interroga Del Nero sobre corrupção no futebol
Márcio Marinho afirmou que 2/3 dos parlamentares já assinaram a criação da CPI para investigar as denúncias

Brasília (DF) – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, prestou depoimento na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados na última terça-feira (9). Sabatinado por deputados, o mandatário lamentou as denúncias de corrupção envolvendo a entidade e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e tentou desvincular sua imagem a de seu antecessor, José Maria Marin, preso na Suíça, em operação do FBI. Nero destacou que nenhum contrato suspeito foi feito em sua gestão e afirmou que não vai renunciar ao mandato.

Nero admitiu, ainda, a gravidade das acusações e disse que tomou medidas para o novo modelo de gestão e prevenção contra fraudes. “Às vezes, dá vontade de ir embora, porque é tanta coisa que a gente passa. Dirigente de clube de futebol sempre pensa, diante de tantos problemas, em abandonar tudo, em algum momento. Mas, eu também não vou renunciar. Fui eleito democraticamente e não há nenhuma acusação contra mim. Por isso, eu tenho a obrigação de ficar até o fim para honrar os compromissos e preservar o nome da entidade”, justificou.

O presidente do colegiado, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), questionou Del Nero sobre a possibilidade de mudanças no estatuto da entidade para limitar o mandato do presidente e moralizar a CBF.

Em entrevista, Marinho explicou que a audiência foi gravada e servirá como documento importante para as CPIs que estão sendo instaladas tanto na Câmara quanto no Senado federal. “Vamos analisar o pronunciamento do presidente e também quando começarmos a trazer as figuras envolvidas nessa corrupção, as declarações poderão ser favoráveis ou negativas para ele”, disse.

Na opinião de Marinho, as declarações de Del Nero convenceram porém, é evidente que tudo será analisado. Muitas perguntas ainda estão sem resposta, até porque a Comissão do Esporte ainda não recebeu nenhum documento. “Aprovamos semana passada uma comissão externa  para que possamos ir aos Estados Unidos, ter acesso a essa documentação do FBI e a partir daí ter um  material com mais conteúdo e podermos indagar de forma mais objetiva o presidente Del Nero”, justificou.

CPMI

Márcio Marinho afirmou que 2/3 dos parlamentares já assinaram a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar todas as denúncias. Na sua avaliação, a Câmara é a Casa que sempre debateu essas questões de forma muito positiva para valorizar o esporte brasileiro. O parlamentar do PRB disse, ainda, que a Comissão do Esporte vai convocar todas as pessoas citadas tanto no exterior quanto no Brasil para prestar esclarecimentos.

Texto: Luis Augusto / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend