Comissão de Saúde da Alba é homenageada com troféu “Amigos do Transplante”

Um dos objetivos da premiação foi movimentar a comunidade baiana para o processo de transplante de órgãos.

Publicado em 17/12/2014 - 00:00

Comissão de Saúde da Alba é homenageada com troféu "Amigos do Transplante"
Um dos objetivos da premiação foi movimentar a comunidade baiana para o processo de transplante de órgãos.

 

Salvador (BA) – A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), foi contemplada com o troféu “Amigos do Transplante”, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O evento aconteceu na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), no bairro de Ondina, em Salvador.

A honraria é concedida a profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram, em 2014, no incentivo e desenvolvimento de ações relacionadas ao processo de doação/transplante de órgãos.

“É um momento de alegria, reconhecimento e gratidão. Durante os quase quatro anos à frente da Comissão de Saúde procurei inserir no cronograma de atividades do Colegiado audiências públicas referentes ao transplante porque é um gesto que salva a vida de milhares de pessoas. Serei sempre um porta voz dessa causa. Continuarei nessa luta”, disse Arimateia, emocionado.

Conforme relatou o coordenador do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, Eraldo Moura, um dos objetivos da premiação é movimentar a comunidade baiana para o processo de transplante. “Durante o ano a gente avalia as pessoas e as instituições, que mais colaboraram e homenageamos como reconhecimento e estímulo para que continuem trabalhando nesta ação”, disse Eraldo Moura.

Dados do Sistema Estadual de Transplantes mostram, que na Bahia foram registradas, entre os meses de janeiro e outubro desse ano, 97 doações de múltiplos órgãos e 162 córneas. As doações permitiram que fossem realizados 266 transplantes de córnea, 47 de fígado, 73 de rim, 41 de medula óssea, 22 transplantes ósseos, 42 de esclera e um de pele. Existem atualmente 2054 pessoas em fila de espera por um transplante, sendo 932 de rim, 1057 de córnea e 65 de fígado.

O troféu também foi entregue ao médico sanitarista Jorge Solla, ex-secretário da Saúde do Estado; à assistente social Ana Maria Soares, servidora da 3ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Alagoinhas; ao cantor e compositor Del Feliz; à Embaixada Tricolor “Bahêa, Minha Benção”, com sede em Feira de Santana; Viação Novo Horizonte; Rotary Clube da Bahia; à Associação Bahiana de Medicina; ao médico nefrologista Ricardo Matoso, e ao médico Oscar Schwint, chefe do Banco de Tecidos do Hospital de Garrahan, em Buenos Aires.

 

Texto e foto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend