Comissão de Saúde da assembleia discute doenças raras na Bahia

comissao-saude-doencas-raras-14-05-14

Presidente da Comissão, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), autor da proposta, falou da preocupação em torno do tratamento, diagnóstico e obtenção de medicamentos

Bahia (BA) A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia realizou na manhã desta terça-feira (13), Audiência Pública para falar sobre as doenças raras e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e familiares no tratamento, mais especificamente na Bahia. Uma em cada 20 pessoas são afetadas por um tipo dessas patologias.

O deputado estadual, também presidente da Comissão, José de Arimateia (PRB-BA), autor da ocasião, falou da preocupação em torno do tratamento, diagnóstico e obtenção de medicamentos. “As doenças raras merecem o conhecimento da população e autoridades porque esses pacientes necessitam de um tratamento regular e contínuo. Nessa perspectiva é ideal também capacitar os profissionais de Saúde para cada enfermidade”, destacou Arimateia, acrescentando, que a descentralização da saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), colocando o município como principal gestor pelo setor.

A médica Geneticista da Apae Salvador, Helena Pimentel, realizou uma ampla apresentação mostrando as principais doenças raras e seus agravantes, e afirmou que 80%  delas são genéticas.

Em seguida a endocrinologista, Flávia Resedá Brandão do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), ressaltou a acromegalia, 3,3 casos por milhão/ano – provocada por tumor benigno na hipófise (adenoma), que provoca produção exagerada do hormônio do crescimento, e atinge pessoas de faixa etária com 40 a 50 anos.

Segundo Resedá  os sintomas iniciais são aumento do nariz, orelha, pés e mãos. Em muitos casos pode ainda ocorrer suor excessivo, aumento da oleosidade da pele. “Se não houver um tratamento a morte passa a ser de duas a quatro vezes maior, que na população em geral”, advertiu, e reivindicou a falta de medicamento no Cedeba, que muitas vezes chega a durar cinco meses.

Também compuseram a mesa da Audiência a presidente da Associação Baiana Familiares e Amigos mucopolissacaridose e Doenças Raras, Márcia Oliveira e o diretor da Assistência Farmacêutica da Bahia, Lucas Duarte.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest