Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que evita fraudes na ‘Black Friday’

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que evita fraudes na ‘Black Friday’

Segundo o parlamentar republicano, as críticas à prática enganosa se aplica tanto no ambiente físico, quanto no virtual

 

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (6) o parecer do relator do projeto de lei n° 2849/2015, deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), que obriga os fornecedores a informar o histórico de 90 dias dos preços dos produtos e serviços ofertados em promoção.

O principal objetivo da proposta de autoria do deputado federal Rômulo Gouveia é evitar as fraudes que vêm sendo relatadas pelos consumidores na Black Friday, campanha especial de vendas em que lojas oferecem descontos de até 80% na última sexta-feira do mês de novembro. “Os fornecedores usam da má fé ao aumentar os preços dos produtos no período em que antecede a Black Friday, para reduzi-los na sexta-feira da campanha, oferecendo assim uma suposta promoção inexistente e simulando grandes margens de desconto. São tantos os casos que a população já apelidou a campanha de ‘Black Fraude'”, afirmou Carvalho durante seu pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar republicano, as críticas à prática enganosa se aplica tanto no ambiente físico, quanto no virtual. “A aprovação deste projeto permitirá que o consumidor monitore a veracidade da promoção. Essa prática perversa ilude os consumidores que, atraídos pelas agressivas campanhas de marketing, adquirirem, por impulso, produtos e serviços cujos preços, na realidade, nada têm de atraentes”, avaliou.

Black Friday

De origem americana, a Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Para os varejistas, é o momento de esvaziar os estoques para receber os produtos para as vendas de Natal. Já para os consumidores, é considerada uma ótima oportunidade para comprar barato nas principais lojas virtuais do país.

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest