Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que evita fraudes na ‘Black Friday’

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que evita fraudes na ‘Black Friday’

Segundo o parlamentar republicano, as críticas à prática enganosa se aplica tanto no ambiente físico, quanto no virtual

 

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (6) o parecer do relator do projeto de lei n° 2849/2015, deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), que obriga os fornecedores a informar o histórico de 90 dias dos preços dos produtos e serviços ofertados em promoção.

O principal objetivo da proposta de autoria do deputado federal Rômulo Gouveia é evitar as fraudes que vêm sendo relatadas pelos consumidores na Black Friday, campanha especial de vendas em que lojas oferecem descontos de até 80% na última sexta-feira do mês de novembro. “Os fornecedores usam da má fé ao aumentar os preços dos produtos no período em que antecede a Black Friday, para reduzi-los na sexta-feira da campanha, oferecendo assim uma suposta promoção inexistente e simulando grandes margens de desconto. São tantos os casos que a população já apelidou a campanha de ‘Black Fraude'”, afirmou Carvalho durante seu pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar republicano, as críticas à prática enganosa se aplica tanto no ambiente físico, quanto no virtual. “A aprovação deste projeto permitirá que o consumidor monitore a veracidade da promoção. Essa prática perversa ilude os consumidores que, atraídos pelas agressivas campanhas de marketing, adquirirem, por impulso, produtos e serviços cujos preços, na realidade, nada têm de atraentes”, avaliou.

Black Friday

De origem americana, a Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Para os varejistas, é o momento de esvaziar os estoques para receber os produtos para as vendas de Natal. Já para os consumidores, é considerada uma ótima oportunidade para comprar barato nas principais lojas virtuais do país.

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!