Comissão de Administração Pública aprova projeto que proíbe trote estudantil em PE

O autor da proposição, deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), disse que o objetivo é zelar pela integridade física e psicológica dos estudantes e familiares

Publicado em 21/10/2016 - 00:00

Comissão de Administração Pública aprova projeto que proíbe trote estudantil em PE
“A brincadeira, acho até normal que haja essa brincadeira, mas às vezes excede o limite”, justificou o republicano autor da proposta

Recife (PE) – O trote estudantil está a um passo de ser proibido em Pernambuco. A Comissão de Administração Pública aprovou, nessa quarta (19), um projeto de lei que veda a prática em universidades públicas e privadas de todo o Estado. De acordo com a matéria, as instituições de nível superior vão ser responsáveis por coibir as ações e aplicar as penalidades administrativas aos universitários de descumprirem a lei.

O estabelecimento de ensino também poderá adotar medidas preventivas para impedir o trote, inclusive solicitar reforço de segurança policial ou particular. Dependendo da gravidade, o aluno poderá ser expulso da universidade e sofrer sanções penais e civis.

O autor da proposição, deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), disse que o objetivo é zelar pela integridade física e psicológica dos estudantes e familiares. “A brincadeira, acho até normal que haja essa brincadeira, mas às vezes excede o limite, e tem vitimado a pessoa como vítima fatal ou até lesionado de maneira que perde todo o tempo que ela levou para estudar, etc., e ver de uma hora para outra todo o seu sonho, o sonho da família ser jogado ao léu”, explicou.

A proposta abre exceção apenas aos chamados trotes solidários, organizados com objetivos sociais, como doação de sangue, campanhas educativas, arrecadação de recursos, visitas a creches, entre outros.

Texto: Ascom / Alepe
Foto: Jacqueline Calazans

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend