Comissão do Senado aprova reserva de moradia para idosos de baixa renda

Comissão do Senado aprova reserva de moradia para idosos de baixa renda

Marcelo Crivella é relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Texto aprovado destina aos idosos a cota de 6% das unidades habitacionais de programas governamentais de moradia.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24),  o substitutivo do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 52/2011,  que destina aos idosos a cota de 6% das unidades habitacionais de programas governamentais de moradia. Desse total, pelo menos 3% devem ser destinados aos idosos de baixa renda.

O relator da matéria, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), destacou que a medida visa corrigir uma injustiça com os idosos, em especial, aos que dispõem de poucos recursos financeiros. “Vamos cumprir o Estatuto do Idoso e fazer justiça aos mais velhos. Estamos prevendo a destinação de 6% das moradias. A população de idosos no nosso país cresce e muitos deles são aposentados e ganham apenas um salário mínimo”, argumentou o republicano.

marcelo-crivella-prb-reserva-unidades-habitacionais-idosos-baixa-renda-foto-agencia-senado-25-06-15-02Atualmente, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) prevê a reserva de 3% das habitações para idosos, sem especificar idade ou renda mínima. O texto aprovado garante a ampliação da cota para 6% das moradias em todos os programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos. Desse total, a metade do percentual será destinada a idosos de baixa renda, com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Foi garantida, ainda, a prioridade na ocupação do pavimento térreo dos edifícios habitacionais, para amenizar as dificuldades de locomoção comumente encontradas nessa faixa etária.

Crivella aponta que com o envelhecimento da população, muitos idosos moram sozinhos e não conseguem manter-se com as baixas aposentadorias e alugueis altos. “Em um milhão de residências construídas, 60 mil serão destinadas para pessoas com 60 anos ou mais, isso se houver procura”, esclareceu Crivella.


Fonte: Ascom / Senador Marcelo Crivella, com informações da Agência Senado
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto 01: Portal Minha Casa Minha Vida  | Foto 02: Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest