Comissão do Senado aprova reserva de moradia para idosos de baixa renda

Comissão do Senado aprova reserva de moradia para idosos de baixa renda

Marcelo Crivella é relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Texto aprovado destina aos idosos a cota de 6% das unidades habitacionais de programas governamentais de moradia.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24),  o substitutivo do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 52/2011,  que destina aos idosos a cota de 6% das unidades habitacionais de programas governamentais de moradia. Desse total, pelo menos 3% devem ser destinados aos idosos de baixa renda.

O relator da matéria, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), destacou que a medida visa corrigir uma injustiça com os idosos, em especial, aos que dispõem de poucos recursos financeiros. “Vamos cumprir o Estatuto do Idoso e fazer justiça aos mais velhos. Estamos prevendo a destinação de 6% das moradias. A população de idosos no nosso país cresce e muitos deles são aposentados e ganham apenas um salário mínimo”, argumentou o republicano.

marcelo-crivella-prb-reserva-unidades-habitacionais-idosos-baixa-renda-foto-agencia-senado-25-06-15-02Atualmente, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) prevê a reserva de 3% das habitações para idosos, sem especificar idade ou renda mínima. O texto aprovado garante a ampliação da cota para 6% das moradias em todos os programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos. Desse total, a metade do percentual será destinada a idosos de baixa renda, com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Foi garantida, ainda, a prioridade na ocupação do pavimento térreo dos edifícios habitacionais, para amenizar as dificuldades de locomoção comumente encontradas nessa faixa etária.

Crivella aponta que com o envelhecimento da população, muitos idosos moram sozinhos e não conseguem manter-se com as baixas aposentadorias e alugueis altos. “Em um milhão de residências construídas, 60 mil serão destinadas para pessoas com 60 anos ou mais, isso se houver procura”, esclareceu Crivella.


Fonte: Ascom / Senador Marcelo Crivella, com informações da Agência Senado
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto 01: Portal Minha Casa Minha Vida  | Foto 02: Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest