Comissão aprova punição para loja com preços diferentes para o mesmo produto

Vinicius Carvalho, relator do projeto, destaca que a norma visa estimular o fornecedor a ser mais diligente

Publicado em 5/4/2017 - 00:00

Vinicius Carvalho, relator do projeto, destaca que a norma visa estimular o fornecedor a ser mais diligente

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou uma proposta que pune o estabelecimento comercial no caso de preços diferentes para um mesmo produto nos sistemas de informação, como o informado na gôndola e aquele registrado no terminal de caixa. Essa punição incluirá advertência, multa de R$ 1 mil na primeira reincidência e multa de R$ 5 mil a partir da segunda reincidência.

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pelo relator, deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), ao Projeto de Lei 7391/14, e a outros dois que tramitam em conjunto (PLs 7751/14 e 7821/14) e tratam do assunto.

De acordo com o texto, a fiscalização de preços será feita pelos órgãos de defesa do consumidor nos estados e municípios, que receberão o valor arrecadado com as multas. Esses mesmos órgãos deverão publicar anualmente na internet a relação dos estabelecimentos que infringirem a regra.

“As multas propostas pelo projeto têm a finalidade de estimular o fornecedor a ser mais diligente. Quando ele falha, estabelecendo um preço menor na gôndola sem a correspondente redução no caixa, quem perde é o consumidor”, afirmou Vinicius Carvalho.

A proposta inclui as medidas na Lei de Afixação de Preços, que hoje já determina o pagamento do menor preço pelo consumidor em caso de valores divergentes para um mesmo produto.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend