Comissão aprova projeto que assegura garantia para bens móveis duráveis

Projeto de Lei 2.285/2011, cuja relatoria foi deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor

Publicado em 26/8/2016 - 00:00

vinicius-carvalho-prb-projeto-garantia-bens-duraveis-foto-douglas-gomes-26-08-16
“Os consumidores podem ser surpreendidos pelo total desaparecimento do fabricante do produto e concedente da garantia”, alegou o relator

 

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (23), o Projeto de Lei 2.285/2011 de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP) e relatoria do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), que obriga os fornecedores e fabricantes a contratarem cobertura de seguradora, caso concedam garantias contratuais a bens móveis duráveis – produtos que só deterioram-se ou perdem a utilidade com o uso persistente ou o largo período de tempo.

Com a prerrogativa, o projeto visa evitar que o fornecedor não cumpra a garantia contratual em caso de falência, fim de suas operações no país ou o mero encerramento das atividades empresariais. “Os consumidores podem ser surpreendidos pelo total desaparecimento do fabricante do produto e concedente da garantia”, alegou o relator.

Segundo o autor do projeto o ônus, nessas situações, recai sobre os prestadores de serviços de pós-vendas em estabelecimentos que prestam assistência técnica autorizada. “É uma injustiça com os estabelecimentos que prestam assistência técnica autorizada, quase sempre organizados como pequenos e microempresários, que se veem obrigados a arcar com prejuízo ao qual não teriam dado causa”, justificou.

Texto: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend