Código de Mineração: Cleber Verde debaterá tema com especialistas nesta terça

Código de Mineração: Cleber Verde debaterá tema com especialistas nesta terça

O deputado republicano  foi eleito 3º vice-presidente do colegiado e defende compensações econômicas e socioambientais aos municípios afetados pelo transporte de minérios

 

Brasília (DF) – A comissão especial que vai proferir parecer ao novo Código de Mineração realizará audiência pública, nesta terça-feira (31/03), para debater o tema com representantes do setor produtivo, dos municípios e estados mineradores e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O deputado republicano Cleber Verde (PRB-MA) foi eleito 3º vice-presidente do colegiado e defende compensações econômicas e socioambientais aos municípios afetados pelo transporte de minérios.

Verde apresentou emenda, acatada pelo relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), sugerindo que parte da Contribuição Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) seja destinada aos 68 municípios do Maranhão, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais. “Somos solidários ao movimento liderado pelos prefeitos que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão, (COMEFC) por onde o minério é transportado. Esse Código Mineral será injusto se não houver uma parcela de recursos destinados aos estados e municípios corredores”, explicou.

Para o deputado, a audiência pública será uma ótima oportunidade para levar o problema ao conhecimento dos especialistas. Segundo ele, em valores monetários, os 10% da Compensação Financeira pela Exploração Mineral correspondem a aproximadamente R$ 500 milhões por ano, que serão divididos entre os municípios afetados.

Dados do COMEFC informam que, além dos impactos socioeconômicos e ambientais, dezenas de famílias maranhenses perdem seus entes em acidentes cada vez mais frequentes. Alto índice de atropelamento, rachaduras nas residências, poluição sonora e ambiental, vulnerabilidade social dos jovens e remoção compulsória das famílias também são algumas das consequências do transporte de minério.

Participarão do debate o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adnan Demachki; o subsecretário de Políticas Minerais e Energéticas de Minas Gerais, José Guilherme Ramos; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa; o diretor-presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), Celso Cota; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Fernando Coura; o vice-presidente do Sinagencias, Osvaldo Barbosa Ferreira Filho e representantes dos ministérios de Minas e Energia e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!