Cleber Verde sugere inserção de propostas do Comefc

Republicano Cleber Verde conduziu a presidente Comefc e uma comitiva de prefeitos do Maranhão em audiência com o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado Jhonatan de Jesus

Brasília (DF) – O líder do PRB na Câmara, deputado federal Cleber Verde (MA), conduziu a presidente do Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (Comefc), prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista, e uma comitiva de prefeitos do Maranhão em audiência com o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR). Na pauta, o novo marco regulatório da mineração e a compensação financeira para os municípios impactados pela passagem do trem na exploração de minérios.

Verde lembrou que o assunto já foi bastante debatido no Congresso Nacional, mas que pouco se avançou. “Estamos na iminência da discussão do novo marco, que já esteve em discussão na Câmara e o relator, deputado Leonardo Quintão, atendeu ao apelo dos municípios impactados por meio de uma emenda de nossa autoria. A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) precisa deixar recursos para essas comunidades impactadas. Os valores que são destinados à União aos estados também precisam chegar aos municípios”, disse o líder do PRB.

cleber-verde-prb-sugere-insercao-de-propostas-do-comefc-foto-douglas-gomes-18-05-17-02A presidente do Comefc, Karla Batista, destacou que são mais de 20 anos de privatização da Vale no estado e até agora os municípios só ficaram com a poeira do minério e a rachadura nas suas casas. “Entendo que os 23 municípios devem receber uma compensação muito considerável, pois eles são fundamentais no transporte e na logística. Não adianta ter o minério e não ter por onde passar. Queremos apenas fazer parte da discussão do novo marco para dar a nossa contribuição”, disse Karla.

O deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), presidente da Comissão de Minas, disse que a informação que ele recebeu foi que a nova proposta deve chegar na Câmara nos próximos 60 dias. “Ainda não sabemos quais mudanças serão feitas. O que tomamos conhecimento é de que o relatório será dividido em três projetos e os relatores vão definir em conjunto as mudanças. Sou a favor de beneficiar os municípios. Até porque a cidade mãe de Roraima é o Maranhão. Quase 70% dos moradores do meu estado são maranhenses”, disse o republicano.

Cleber Verde agradeceu o empenho do deputado Jhonatan e elogiou sua condução à frente dos trabalhos. “Temos a consciência de que após votarmos todas as reformas que estão sendo discutidas nesta Casa, o tema principal vai ser o marco da mineração. Quero registrar que, quando houve a implantação da Estrada de Ferro Carajás, havia um entendimento de que a Vale faria um investimento grande nos municípios para ajudar na geração de emprego e renda, educação e saúde. Isso não aconteceu. Ao longo dos anos a Vale enganou muitos prefeitos. O consórcio passou a ser a entidade que representa a todos e então o pleito ganhou força, mas ainda temos muito a conquistar”, finalizou o líder.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!