Celso Russomanno conhece modelos de administração de cidades no Japão

Celso Russomanno conhece modelos de administração de cidades no Japão

Russomanno participou de missão oficial no Japão como convidado especial do programa “Juntos – Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe”

 

Brasília (DF) – O deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) participou durante 11 dias de missão oficial no Japão como convidado especial do programa “Juntos – Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe”. O encontro promovido pelo governo japonês teve como objetivo aprofundar o debate sobre as relações entre os países e apresentar o contexto atual do Japão. Atualmente, cerca de 170 mil brasileiros vivem em território nipônico.

“Foi uma oportunidade gratificante. Participamos de encontros, conferências e debates onde pude conhecer o funcionamento das cidades. Estou voltando repleto de boas ideias, principalmente no que diz respeito à administração pública das cidades, que, diga-se de passagem, no Japão, têm excelente organização”, constatou Russomanno.

Segundo ele, a questão da mobilidade urbana e da reciclagem de lixo são exemplos que devem servir de inspiração para todos os países. “Visitamos a instalação de reciclagem de resíduos na Província de Saitama e fiquei encantado com a eficiência que os japoneses lidam com a questão do lixo. A rapidez e a pontualidade do traslado de Tóquio para Hiroshima de Trem-Bala também impressiona”, relatou o deputado.

A comitiva brasileira visitou Hiroshima que, junto com Nagasaki, foi uma das primeiras cidades do mundo a sofrer o ataque de armas nucleares, no fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Russomanno relatou o infortúnio que devastou a cidade. “Não sobrou absolutamente nada. No raio de um quilometro todas as pessoas faleceram. Não estamos falando apenas da destruição momentânea, mas da que vem acontecendo há mais de 70 anos e não se sabe dizer por quantos anos ainda fará vítimas. Até o ano passado, 300 mil pessoas morreram de câncer, em virtude dos efeitos imensuráveis da bomba atômica e da radioatividade”, lamentou o deputado.

A agenda cumprida pelo parlamentar incluiu, ainda, encontros no Ministério das Relações Exteriores com o embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago, visita de Cortesia ao Presidente da Câmara dos Conselheiros, encontro com a Liga Parlamentar de Amizade Japão/ Brasil e com o Príncipe e a Princesa Akishino.

Por fim, o republicano informou que quer se aprofundar nas relações consumeristas envolvendo o serviço público no Japão e no modelo de policiamento comunitário adotado naquele país. “Estou aguardando a legislação deles para estudar em detalhes. Também pretendo conhecer melhor o sistema de policiamento comunitário, que se baseia na relação de confiança entre o cidadão e o policial e tem diminuído os índices de criminalidade”, acrescentou o parlamentar.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest