CCJ aprova homenagem de Tia Eron à mulheres negras

Proposta determina que os nomes das líderes negras Dandara dos Palmares e Luiza Mahin sejam escritos no Livro dos Heróis da Pátria

Publicado em 29/4/2017 - 00:00

Proposta determina que os nomes das líderes negras Dandara dos Palmares e Luiza Mahin, que lutaram pela abolição da escravatura, sejam escritos no Livro dos Heróis da Pátria

Brasília (DF) – O Projeto de Lei 3088/2015 da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) foi aprovado, na quinta-feira (27), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A proposta determina que os nomes das líderes negras Dandara dos Palmares e Luiza Mahin, que lutaram pela abolição da escravatura, sejam escritos no Livro dos Heróis da Pátria.

Na avaliação da republicana, mesmo com os avanços contra o preconceito e o racismo, essas práticas ainda existem e, quando associadas à discriminação em relação às mulheres, prejudicam ainda mais a democracia e a cidadania. “A luta do povo negro e a sua resistência sofreram tentativas sucessivas de serem apagadas das páginas da história oficial. Não se pode ignorar quase quatro séculos de escravidão no Brasil. Tudo isso culminou no esquecimento das nossas heroínas negras nas comemorações cívicas e nos livros escolares”, disse.

Tia Eron explicou que seu propósito com o PL tem valor simbólico de reparação e de reafirmação negra e feminina, na medida em que representa o reconhecimento oficial da sua existência e da relevância de seu papel histórico.

Livro dos Heróis

Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, destina-se ao registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend