CAS aprova parecer de Crivella sobre a regulamentação da profissão de DJ

CAS aprova parecer de Crivella sobre a regulamentação da profissão de DJ

Proposta de Crivella altera a lei que trata da regulamentação das profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões.

 

 

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na última quarta-feira (13), o relatório do senadorMarcelo Crivella (PRB-RJ), sobre o Projeto de Lei 322/2010que regulamenta as atividades de DJ (disc-jockey) e produtor DJ. Pela proposta, essas categorias seriam incluídas na lei, que trata da regulamentação das profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões.

Ao justificar o relatório favorável à manutenção do projeto do SenadoCrivella disse que o substitutivo da Câmara fez alterações mais restritivas à atividade profissional, como a que exige curso com carga mínima de 800 horas-aula. Essa medida, segundo o senador, restringiria esse mercado de trabalho. “Não tem sentido nenhum exigir do DJ formação equivalente à duas pós-graduaçõesou seja, 360 horas-aula”, ressaltou o senador republicano.

O projeto define o que sejam o DJ ou Profissional de Cabine de Som e o Produtor DJ. Dentre outros temas, a proposta estabelece que o exercício dessas profissões tenha registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e validade em todo o território nacional.

Ficam dispensados de cumprir essa e outras exigências, o DJ ou Profissional de Cabine de Som e o Produtor DJ estrangeiros, desde que sua permanência no território nacional não ultrapasse o período de sessenta dias.

O texto fixa também a jornada de trabalho destes profissionais em seis horas diárias e trinta horas semanais. Na realização de eventos com DJs estrangeiros, deverá haver, obrigatoriamente, a participação de, pelo menos, setenta por cento de profissionais brasileiros.

Estima-se, hoje, que mais de um milhão de disc-jokeys atuam à margem da legislação, como autônomos, nos diversos meios de espetáculos de diversão ao público, animando um número incalculável de pessoas.

Texto e foto: Ascom / senador Marcelo Crivella

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest