CAS aprova parecer de Crivella sobre a regulamentação da profissão de DJ

CAS aprova parecer de Crivella sobre a regulamentação da profissão de DJ

Proposta de Crivella altera a lei que trata da regulamentação das profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões.

 

 

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na última quarta-feira (13), o relatório do senadorMarcelo Crivella (PRB-RJ), sobre o Projeto de Lei 322/2010que regulamenta as atividades de DJ (disc-jockey) e produtor DJ. Pela proposta, essas categorias seriam incluídas na lei, que trata da regulamentação das profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões.

Ao justificar o relatório favorável à manutenção do projeto do SenadoCrivella disse que o substitutivo da Câmara fez alterações mais restritivas à atividade profissional, como a que exige curso com carga mínima de 800 horas-aula. Essa medida, segundo o senador, restringiria esse mercado de trabalho. “Não tem sentido nenhum exigir do DJ formação equivalente à duas pós-graduaçõesou seja, 360 horas-aula”, ressaltou o senador republicano.

O projeto define o que sejam o DJ ou Profissional de Cabine de Som e o Produtor DJ. Dentre outros temas, a proposta estabelece que o exercício dessas profissões tenha registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e validade em todo o território nacional.

Ficam dispensados de cumprir essa e outras exigências, o DJ ou Profissional de Cabine de Som e o Produtor DJ estrangeiros, desde que sua permanência no território nacional não ultrapasse o período de sessenta dias.

O texto fixa também a jornada de trabalho destes profissionais em seis horas diárias e trinta horas semanais. Na realização de eventos com DJs estrangeiros, deverá haver, obrigatoriamente, a participação de, pelo menos, setenta por cento de profissionais brasileiros.

Estima-se, hoje, que mais de um milhão de disc-jokeys atuam à margem da legislação, como autônomos, nos diversos meios de espetáculos de diversão ao público, animando um número incalculável de pessoas.

Texto e foto: Ascom / senador Marcelo Crivella

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!