Carlos Macedo propõe o aprimoramento da futura Câmara Metropolitana do Rio

Carlos Macedo propõe o aprimoramento da futura Câmara Metropolitana do Rio

Para o deputado Carlos Macedo, porém, é imprescindível pensar no projeto com adequação de normas relativas também à segurança pública

 

Rio de Janeiro (RJ) –  O deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ) defendeu, em recente discurso na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o aprimoramento do projeto do Poder Executivo que propõe a criação da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro (Lei Complementar 10/2015), que busca definir ações como mobilidade urbana e saneamento nos municípios da região, incluindo a capital.

O projeto de lei enviado à Alerj prevê um órgão exclusivo para promover as políticas de integração urbanas, junto do governo e dos municípios. A ação se dará com a formação de um conselho deliberativo composto pelo governador, os 21 prefeitos e com peso de voto baseado em critério populacional. Carlos Macedo defendeu que o colegiado fosse composto por vereadores de cada município:

“Eu propus defender que o colegiado fosse composto pelos parlamentares municipais, porque os vereadores são os representantes mais próximos da população. Como pode haver um colegiado onde os representantes diretos e legítimos, os vereadores, não estão presentes?”, questionou.

A estratégia da lei é estabelecer uma gestão compartilhada entre governo e os 21 municípios da região metropolitana. Para o deputado Carlos Macedo, porém, é imprescindível pensar no projeto com adequação de normas relativas também à segurança pública. Para isso, se valeu de duas emendas para melhorar o projeto do Poder Executivo.

“O Poder Executivo disse que não vai discutir segurança pública com os municípios, mas sim saneamento básico e mobilidade urbana. As pessoas, hoje, são prisioneiras da crise da segurança pública mal elaborada. No meu município de São João de Meriti, por exemplo, é doloroso. Apesar de muito importantes, não vai adiantar colocar apenas pavimentação e tratar esgotos e deixar milhares de pessoas viverem reféns do medo, isso é um equívoco”, citou o deputado, manifestando o seu repúdio ao governo do Rio por não querer permitir ao futuro Conselho Metropolitano discutir questões de segurança.

Disse ainda o deputado: “O meu município natal continuaria perdendo caso não se debatam esses e outros temas na Câmara Metropolitana. Ouvi alguns deputados falarem das vocações e belezas naturais de seus municípios e o que produzem. Ao mesmo tempo, sinto profunda tristeza, porque, quem conhece a minha cidade, São João de Meriti, onde nasci e fui criado assim como minha família, sabe que os que lá vivem, até hoje, não conseguem ter uma expectativa de vida digna”, lembrou.

O parlamentar não poupou críticas ao citar a situação do povo meritiense, que sofre com a falta de saúde e educação de qualidade: “São João de Meriti não tem nem nunca teve educação pública de qualidade. Em relação à saúde, só quem mora na cidade é que sabe o desespero, a dor que é quando alguém fica doente ou sofre uma emergência e precisa recorrer à saúde pública, não existe! Acaba tendo que recorrer a hospitais de municípios vizinhos”.

Carlos Macedo concluiu conclamando os fluminenses a lutar pela melhoria das causas públicas e sociais: “Nós, desta Casa Legislativa, temos nos posicionado sempre do lado dos direitos da população, do servidor público e de todos os trabalhadores. Vejo uma esperança para o povo de São João de Meriti e de todos os outros municípios. Vamos lutar por um Rio melhor, com mais perspectiva de vida e municípios mais saudáveis”.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
Foto: Mariana Ramos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest