Carlos Gomes solicita intervenção do governo federal para solucionar crise da saúde pública no RS

Carlos Gomes solicita intervenção do governo federal para solucionar crise da saúde pública no RS

Em pronunciamento na Câmara, Carlos Gomes reproduziu notícias veiculadas na imprensa que listam as dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde pública do Rio Grande do Sul.

 

Brasília (DF) – Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) cobrou intervenção do governo federal para solucionar a crise da saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul. O parlamentar reproduziu notícias veiculadas na imprensa gaúcha que listam as dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde em razão da falta de recursos.

“Os reflexos dessa situação são alarmantes. Quatro emergências médicas de Porto Alegre apresentaram restrições no atendimento devido à superlotação nesta segunda-feira”, protestou Carlos Gomes, ao abordar a situação das unidades do Hospital de Clínicas, da Santa Casa, do São Lucas da PUCRS e do Hospital da Restinga. “Só a Santa Casa, por exemplo, já fechou 41 leitos e a previsão é de que 118 sejam fechados nos próximos meses para reduzir prejuízos”, alertou o deputado do PRB.

Carlos Gomes também destacou o caso do Hospital Montenegro, referência para 14 municípios na Região Metropolitana, que ontem suspendeu temporariamente os atendimentos de especialistas, exames e procedimentos. “Por mês, cerca de 3,5 mil consultas deixarão de ser feitas. E o pior, não há previsão de retomada dos serviços”, lamentou.

O parlamentar também lembrou do drama do Hospital Centenário, de São Leopoldo, no Vale do Sinos, que abrange 17 municípios. A instituição fechou, no início de junho, o serviço de neurocirurgia devido ao atraso de repasses desde 2014 (que chegaram a R$ 3,7 milhões). “Mesmo sendo a Prefeitura que mais gastou em saúde no Estado – 38,8% – não foi capaz de evitar a redução no atendimento à população”, observou o deputado.

Saiba mais

No Rio Grande do Sul existem 245 hospitais filantrópicos, presentes em 197 municípios gaúchos e responsáveis por 75% do atendimento do SUS. A dívida total das instituições é superior a R$ 1,2 bilhão relativa a bancos, fornecedores, tributos, salários e encargos trabalhistas.

Texto: Ascom deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest