Carlos Gomes solicita à Anac que analise permissão de voo a piloto surdo

carlos-gomes-prb-solicita-a-anac-que-analise-permissao-de-voo-a-piloto-surdo-foto-ascom-21-10-15

O principal assunto do encontro norteou sobre a permissão para que o jovem surdo João Paulo dos Santos, de 28 anos, exerça a profissão de piloto de aviação civil.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) se reuniu com o superintendente de Padrões Operacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Wagner de Souza Morais, na última terça-feira (20). O principal assunto do encontro norteou sobre a permissão para que o jovem surdo João Paulo dos Santos, de 28 anos, exerça a profissão de piloto de aviação civil. Após ser aprovado em todas as etapas, o piloto de Maceió formou-se em 2013, em Recife (PE), mas foi impedido de voar devido à reprovação no teste de saúde da Anac.

“Infelizmente, a autarquia não disponibilizou intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para a realização do meu exame médico e também não forneceu o laudo pericial. Sei que existem requisitos técnicos para pilotar, mas acredito que é possível criar um grupo de trabalho capaz de estudar a inserção dos surdos entre os trabalhadores do setor”, argumenta João, ao destacar que nos EUA existem 1,5 mil pilotos em atividade com a mesma condição.

Carlos Gomes explica que a legislação norte-americana adota normas específicas para que surdos também possam guiar aeronaves. “A comunidade surda é tão capaz quanto à ouvinte. O Poder Público precisa estar atento às suas demandas e proporcionar condições de acessibilidade em todas as instâncias”, salientou o deputado, ao defender a obrigatoriedade dos comissários de bordo ter curso de Libras. A demanda foi encaminhada ao parlamentar pelo representante da comunidade surda no Rio Grande do Sul, professor Cristian Strack.

Wagner de Souza Morais lamentou o constrangimento sofrido por João ao realizar o teste de saúde da Anac “A agência irá adequar-se aos procedimentos necessários para oferecer igualdade em todos os processos de seleção”. O superintendente também explicou que a autarquia poderá rever as regras para o ingresso de surdos na aviação civil com base na avaliação de normativas dos países onde a atuação deles na área é consolidada.

 

Texto e foto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest