Carlos Gomes se junta à bancada gaúcha em busca de emenda para hospitais filantrópicos

Carlos Gomes se junta à bancada gaúcha em busca de emenda coletiva para hospitais filantrópicos

Carlos Gomes defende mais recursos para hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) aliou-se, na última terça-feira (12), ao grupo de parlamentares gaúchos que apresentarão ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pedido de destinação de uma emenda coletiva da bancada, para os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. No estado, existem 245 instituições desta natureza, localizadas em 220 municípios e que empregam 65 mil trabalhadores.

O Diretor-Geral e de Relações Institucionais da Santa Casa de Porto Alegre, Julio Dornelles de Matos, destacou que em 197 municípios o único estabelecimento de saúde é uma santa casa ou hospital filantrópico. “A cada R$ 100 reais gastos em atendimentos pelo SUS, a União ressarce apenas 60. Com o corte nas verbas liberadas pelo governo do Estado, as prefeituras estão tendo que arcar com o restante das despesas para evitar o fechamento das instituições”, explicou.

Durante o encontro em Brasília, Matos também lembrou que, como deputado estadual, Carlos Gomes foi responsável por uma emenda ao orçamento do estado, em 2014, que destinou R$ 250 milhões para as santas casas e hospitais filantrópicos, “o que garantiu fôlego ao setor, ao permitir que parte das dívidas com fornecedores e financiamentos fossem pagas”.

Ao lamentar a falta de manutenção da política de investimentos nas instituições, Carlos Gomes (PRB-RS) defendeu a adoção de mais medidas para solucionar o problema. “Sabemos que é tempo de ajuste fiscal, mas a saúde não pode esperar. Cobraremos do Ministério da Saúde o aumento dos recursos para esses estabelecimentos, que no Rio Grande do Sul são responsáveis por 75% do atendimento do SUS”, salientou.

Texto e foto: Ascom / deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!