Carlos Gomes se junta à bancada gaúcha em busca de emenda coletiva para hospitais filantrópicos

Carlos Gomes se junta à bancada gaúcha em busca de emenda coletiva para hospitais filantrópicos

Carlos Gomes defende mais recursos para hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) aliou-se, na última terça-feira (12), ao grupo de parlamentares gaúchos que apresentarão ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pedido de destinação de uma emenda coletiva da bancada, para os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. No estado, existem 245 instituições desta natureza, localizadas em 220 municípios e que empregam 65 mil trabalhadores.

O Diretor-Geral e de Relações Institucionais da Santa Casa de Porto Alegre, Julio Dornelles de Matos, destacou que em 197 municípios o único estabelecimento de saúde é uma santa casa ou hospital filantrópico. “A cada R$ 100 reais gastos em atendimentos pelo SUS, a União ressarce apenas 60. Com o corte nas verbas liberadas pelo governo do Estado, as prefeituras estão tendo que arcar com o restante das despesas para evitar o fechamento das instituições”, explicou.

Durante o encontro em Brasília, Matos também lembrou que, como deputado estadual, Carlos Gomes foi responsável por uma emenda ao orçamento do estado, em 2014, que destinou R$ 250 milhões para as santas casas e hospitais filantrópicos, “o que garantiu fôlego ao setor, ao permitir que parte das dívidas com fornecedores e financiamentos fossem pagas”.

Ao lamentar a falta de manutenção da política de investimentos nas instituições, Carlos Gomes (PRB-RS) defendeu a adoção de mais medidas para solucionar o problema. “Sabemos que é tempo de ajuste fiscal, mas a saúde não pode esperar. Cobraremos do Ministério da Saúde o aumento dos recursos para esses estabelecimentos, que no Rio Grande do Sul são responsáveis por 75% do atendimento do SUS”, salientou.

Texto e foto: Ascom / deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest