Carlos Gomes propõe regulamentar emissão sonora em atividades religiosas

Carlos Gomes propõe regulamentar emissão sonora em atividades religiosas

O objetivo da Resolução é fixar limites sonoros mediante remissão direta às normas técnicas.

 

Brasília (DF) – O deputado Carlos Gomes (PRB-RS) apresentou o Projeto de Lei 524/2015, que fixa os limites para a propagação sonora nas atividades religiosas. De acordo com o parlamentar, os parâmetros estabelecidos são absolutamente incompatíveis. “Não é apenas a intensidade do som que representa risco ou prejuízo à saúde, mas, principalmente, o tempo de exposição aos ruídos. Como é do conhecimento comum, as atividades religiosas não se desenvolvem ininterruptamente, o que mostra como o critério hoje vigente, além de ilegítimo, é inadequado”, explica.

Gomes afirma que a legislação ambiental no Brasil é editada concorrentemente pela União, Estados e Municípios. “A União não exerceu sua competência para editar normas gerais referentes aos limites para emissão de sons e ruídos nas mais diversas áreas de atividade humana – inclusive para as atividades religiosas desenvolvidas nas igrejas”, explica.

Segundo o parlamentar, coube apenas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a edição da Resolução nº. 001/1990, que dispôs sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política. “O objetivo da Resolução é fixar limites sonoros mediante remissão direta às normas técnicas – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. No entanto, nem mesmo essas normas técnicas fazem menção à atividade dos templos religiosos”, acrescentou o republicano.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest