Carlos Gomes propõe regulamentar emissão sonora em atividades religiosas

Carlos Gomes propõe regulamentar emissão sonora em atividades religiosas

O objetivo da Resolução é fixar limites sonoros mediante remissão direta às normas técnicas.

 

Brasília (DF) – O deputado Carlos Gomes (PRB-RS) apresentou o Projeto de Lei 524/2015, que fixa os limites para a propagação sonora nas atividades religiosas. De acordo com o parlamentar, os parâmetros estabelecidos são absolutamente incompatíveis. “Não é apenas a intensidade do som que representa risco ou prejuízo à saúde, mas, principalmente, o tempo de exposição aos ruídos. Como é do conhecimento comum, as atividades religiosas não se desenvolvem ininterruptamente, o que mostra como o critério hoje vigente, além de ilegítimo, é inadequado”, explica.

Gomes afirma que a legislação ambiental no Brasil é editada concorrentemente pela União, Estados e Municípios. “A União não exerceu sua competência para editar normas gerais referentes aos limites para emissão de sons e ruídos nas mais diversas áreas de atividade humana – inclusive para as atividades religiosas desenvolvidas nas igrejas”, explica.

Segundo o parlamentar, coube apenas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a edição da Resolução nº. 001/1990, que dispôs sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política. “O objetivo da Resolução é fixar limites sonoros mediante remissão direta às normas técnicas – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. No entanto, nem mesmo essas normas técnicas fazem menção à atividade dos templos religiosos”, acrescentou o republicano.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest