Carlos Gomes propõe intérpretes de Libras nos órgãos públicos estaduais

Insercao-tradutor-devera-valer-para-todos-setores-publicos-atendimento-cidadaos-servicos-burocraticos-03-07-14

Inserção de tradutor deverá valer para todos os setores públicos de atendimento aos cidadãos e serviços burocráticos

 

Porto Alegre (RS) – O deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS) apresentou, nesta quarta-feira (02), projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da inclusão de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em repartições públicas do Rio Grande do Sul. A inserção de tradutor deverá valer para todos os setores públicos de atendimento aos cidadãos e serviços burocráticos. O ato de protocolo do PL 162/2014 na Assembleia Legislativa contou com a presença do professor de Libras Cristian Strack, representando a comunidade surda.

A proposição pretende promover a cidadania surda, a integração entre surdos e ouvintes nas repartições e garantir o acesso a serviços prestados pelo Poder Público. “É preciso não só oferecer acessibilidade aos cidadãos que procuram departamentos públicos em busca de serviços, mas assegurar o direito dos surdos de ocupar esses espaços, pois muitas vezes percebemos que o ambiente os marginaliza pela dificuldade de interação”, observa Gomes. O parlamentar considera que o trabalho do intérprete, neste contexto, será “um elo para a promoção da democracia e da inclusão social”.

Ao protocolar o PL 162/2014, o autor também considerou a Lei 11.405/1999, que assegura aos surdos o direito à informação e ao atendimento em toda a administração pública, por servidor em condições de comunicar-se através da Libras. Também já está previsto na Lei nº 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da língua, a atuação destes profissionais no apoio à acessibilidade aos serviços públicos e instituições.

Sobre a LIBRAS

Libras, a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como a língua de sinais, é uma forma de comunicação e expressão oriunda de comunidades de pessoas surdas do Brasil a partir de um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria. A LIBRAS é reconhecida como língua oficial brasileira pela Lei nº 10.436 de 2002, a qual determina que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua como meio de comunicação objetiva.

Além da Libras e da Língua Internacional de Sinais, há línguas de sinais em diversos países do mundo, institucionalizadas por lei ou não. O reconhecimento do status linguístico das línguas de sinais é recente. A Unesco, em 1984, declarou que “a língua de sinais deveria ser reconhecida como um sistema linguístico legítimo” e a Federação Mundial do Surdo, em 1987, instituiu sua primeira Resolução sobre Língua de Sinais, dando fim a uma tradição oralista. Também em 1987, o Encontro Global de Especialistas realizado pelo ONU recomendou, em seu relatório final, que pessoas surdas ou com grave impedimento auditivo devem ser reconhecidas como uma minoria linguística, com o direito específico de ter a sua língua de sinais nativa aceita como sua primeira língua oficial e como o meio de comunicação e instrução, tendo serviços de intérpretes.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência destaca que os fatores fundamentais para os direitos humanos das pessoas surdas são o acesso e o reconhecimento da língua de sinais, incluindo aceitação e respeito pela identidade de pessoas surdas linguística e culturalmente, educação bilíngue, intérpretes de línguas de sinais e recursos de acessibilidade.

Texto: Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Carlos Gomes
Foto: Jorge Fuentes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!